Tela para quê?

percepção de educadoras e familiares sobre o uso de telas em crianças na Educação Infantil

Autores

  • Raquel de Sousa Nepomuceno Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Máyra Laís de Carvalho Gomes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64651

Palavras-chave:

tempo de tela, mediação familiar, professoras, crianças, Educação Infantil

Resumo

As mídias digitais oferecem diversas oportunidades de aprendizado para as crianças; contudo, também levantam preocupações quanto à sua repercussão no desenvolvimento infantil e nas dinâmicas familiares. Assim sendo, neste estudo, investigou-se a percepção de educadores e familiares sobre o uso de telas no desenvolvimento de crianças na Educação Infantil. A pesquisa baseou-se em um referencial teórico ancorado em estudos sobre o desenvolvimento humano e o uso de mídias digitais, adotando uma abordagem exploratória quantiqualitativa, por meio de estudo de campo. Participaram professoras de duas escolas públicas e familiares de crianças. A análise dos dados foi realizada com base na proposta de análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados apontam a necessidade de formação continuada para educadores e a urgência de práticas de conscientização voltadas aos familiares.

 

Biografia do Autor

Raquel de Sousa Nepomuceno, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra no Programa de Pós-graduação em Ensino em Ciências e Saúde (PPGECS/UFT) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal do Maranhão (PPGpsi-UFMA). Graduada em Direito (2016), Pedagogia (2018) e Estudante do 9 Período de Psicologia. Especialista em Psicopedagogia (2019), Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pela PUC-RS (2022). Especializando em Saúde Mental na Atenção Primária de Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui Experiência de Trabalho como Assessora Jurídica da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão - UEMASUL. Atualmente pesquisa sobre a repercussão do tempo de telas e as características similares ao TEA em crianças nos anos iniciais de vida.

Máyra Laís de Carvalho Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Psicóloga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Doutora e Mestra em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando principalmente na linha de pesquisa Aprendizagem e Cognição do grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE). Realizou estágio de Doutorado Sanduíche (PDSE-CAPES) na Utah State University (USU - EUA), onde trabalhou com crianças diagnosticadas com autismo e fez parte do time clínico e de pesquisa do ASSERT (Autism Support Services: Education, Research and Training). Sócia fundadora da Clínica Enfance: terapias especializadas, em Fortaleza-CE. Atualmente é coorientadora no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde na Univerisadade Federal do Tocantins (PPGECS-UFT).

Lisiane Costa Claro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Professora da Universidade Federal do Pampa, no Campus de Jaguarão/RS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde, no Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (PPGECS/UFT). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA FURG, na linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Mestrado em Educação (PPGEdu/FURG) na linha de Linguagens, Culturas e Utopias. Formação em Pedagogia e História (Licenciatura e Bacharelado). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA). Pesquisadora na área da Educação Popular; Educação Ambiental; Educação do Campo e História Oral. Experiência com formação docente, EJA e produções na Extensão Universitária. Desenvolve atividades extensionistas com base nos temas relacionados às tecnologias sociais como: educação nas comunidades de pesca, formação docente com base na Educação Popular, Acesso e permanência na Universidade Pública e Cultura Escolar.

Referências

AIELLO, Ana Lúcia Rossito; WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Inventário Portage Operacionalizado (IPO): Revisão Sistemática. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 37, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22035. Acesso em: 17 jul. 2023.

BAPTISTA, Angela; JERUSALINSKY, Julieta (org.). Intoxicações eletrônicas: o sujeito na era das relações virtuais. Salvador: Ágalma, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BECKER, Bianca. Infância, tecnologia e ludicidade: a visão das crianças sobre as apropriações criativas das tecnologias digitais e o estabelecimento de uma cultura lúdica contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/23851/1/BIANCA%20BECKER%20-%20TESE%20VRS%20FINAL%20%28REPOSIT%C3%93RIO%29.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

BORELLI, Alessandra. Crianças e adolescentes no mundo digital: orientações essenciais para o uso seguro e consciente das novas tecnologias. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BOZZOLA, Elena; SPINA, Giulia; RUGGIERO, Margherita; VILLANI, Alberto. Media devices in pre-school children: the recommendations of the Italian pediatric society. Italian Journal of Pediatrics, v. 44, n. 69, p. 1-5, 2018. Disponível em: https://ijponline.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13052-018-0508-7. Acesso em: 9 ago. 2023.

CAI, Jia-Yu; STRODL, Esben; YANG, Wei-Kang; YIN, Xiao-Na; WEN, Guo-Min; SUN, Deng-Li; XIAN, Dan-Xia; ZHAO, Ya-Fen; CHEN, Wei-Qing. Critical window for the association between early electronic screen exposure and hyperactive behaviors in preschool children. Psychology, Health & Medicine, v. 28, n. 8, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36927338/. Acesso em: 29 jul. 2023.

CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1413-389X2013000200016&script=sci_abstract. Acesso em: 11 set. 2023.

CHONCHAIYA, Weerasak. Social/digital media exposure early in life associated with autistic symptoms. The Journal of Pediatrics, v. 224, p. 179-183, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32826021/. Acesso em: 26 jul. 2023.

DESMURGET, Michel. A fábrica de cretinos digitais: os perigos das telas para nossas crianças. Tradução: Mauro Filho. São Paulo: Vestígio, 2021.

DIEU-OSIKA, Sylvie; BOSSIÈRE, Marie-Claire; OSIKA, Éric. Early media overexposure syndrome must be suspected in toddlers who display speech delay with autism-like symptoms. Global Pediatric Health, v. 7, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7339902/pdf/10.1177_2333794X20925939.pdf. Aceso em: 30 jul. 2023.

DONG, Hong; BING, Wei; LI, Hong-Hua; YIN, Xiao-Jing; JIA, Fei-Yong. Correlation between screen time and autistic symptoms as well as development quotients in children with Autism Spectrum Disorder. Frontiers in Psychiatry, v. 12, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC7920949/pdf/fpsyt-12-619994.pdf. Acesso em: 5 ago. 2023.

GIRARDELLO, Gilka; FANTIN, Mônica; PEREIRA, Rogério. Crianças e mídias: três polêmicas e desafios contemporâneos. Caderno CEDES, Campinas, v. 41, n. 113, p. 33-43, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/fxqKvCJzXJTNGPqvwrqFQqj/. Acesso em: 3 jan. 2023.

GUEDES, Sabrina da Conceição; MORAIS, Rosane Luzia de Souza; SANTOS, Lívia Rodrigues; LEITE, Hércules Ribeiro; NOBRE, Juliana Nogueira Pontes; SANTOS, Juliana Nunes. A utilização de mídias interativas por crianças na primeira infância – um estudo epidemiológico. Revista Paulista de Pediatria, São Paulo, v. 38, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/kXbZdJr9Frx6JfdxwbPgYNt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 fev. 2023.

GUERON-SELA, Noa; GORDON-HACKER, Avigail. Longitudinal links between media use and focused attention through toddlerhood: a cumulative risk approach. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2020.569222/full. Acesso em: 18 ago. 2023.

HARLÉ, Bruno. Intensive early screen exposure as a causal factor for symptoms of autistic spectrum disorder: the case for “Virtual autism”. Trends in Neuroscience and Education, v. 17, p. 1-4, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2211949319300109?via%3Dihub. Acesso em: 3 ago. 2023.

HEFFLER, Karen Frankel; FROME, Lori R.; GULLO, Dominic F. Changes in autism symptoms associated with screen exposure: case report of two young children. Psychiatry Research Case Reports, v. 1, n. 2, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2773021222000529. Acesso em: 23 jul. 2023.

HEFFLER, Karen Frankel; SIENKO, Danielle M.; SUBEDI, Keshab; MCCANN, Kristen A.; BENNETT, David S. Association of early-life social and digital media experiences with development of autism spectrum disorder-like symptoms. JAMA Pediatrics, v. 174, n. 7, p. 690-696, 2020. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2764573. Acesso em: 8 jul. 2023.

HERMAWATI, Donna; RAHMADI, Farid Agung; SUMEKAR, Tanjung Ayu; WINARNI, Tri Indah. Early electronic screen exposure and autistic-like symptoms. Intractable & Rare Diseases Research, v. 7, n. 1, p. 69-71, 2018. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC5849631/pdf/irdr-7-69.pdf. Acesso em: 27 jul. 2023.

HEUVEL, Meta van den; MA, Julia; BORKHOFF, Cornelia M.; KOROSHEGYI, Christine; DAI, David W. H.; PARKIN, Patricia C.; MAGUIRE, Jonathon L.; BIRKEN, Catherine S. Mobile media device use is associated with expressive language delay in 18-month-old children. Journal of Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 40, n. 2, p. 99-104, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30753173/. Acesso em: 12 set. 2023.

HILL, Monique Moore; GANGI, Devon; MILLER, Meghan; RAFI, Sabrina Mohamed; OZONOFF, Sally. Screen time in 36-month-olds at increased likelihood for ASD and ADHD. Infant Behavior & Development, v. 61, p. 1-13, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32871326/. Acesso em: 19 mar. 2023.

KABALI, Hilda K.; IRIGOYEN, Matilde M.; NUNEZ-DAVIS, Rosemary; BUDAKI, Jennifer G.; MOHANTY, Sweta H.; LEISTER, Kristin P.; BONNER, Robert L. Jr. Exposure and use of mobile media devices by young children. Pediatrics, v. 136, n. 6, p. 1044-1050, 2015. Disponível: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26527548/. Acesso: 8 jul. 2023.

KANG, Shimi. Tecnologia na infância: criando hábitos saudáveis para crianças em um mundo digital. São Paulo: Melhoramentos, 2021.

KARANI, Nazeera F.; SHER, Jenna; MOPHOSHO, Munyane. The influence of screen time on children’s language development: A scoping review. South African Journal of Communication Disorders, v. 69, n. 1, p. 825, 2022. Disponível em: https://journals.co.za/doi/full/10.4102/sajcd.v69i1.825. Acesso em: 23 jun. 2023.

KILBEY, Elizabeth. Como criar filhos na era digital. São Paulo: Fontanar, 2018.

KUSHIMA, Megumi; KOJIMA, Reiji; SHINOHARA, Ryoji; HORIUCHI, Sayaka; OTAWA, Sanae; OOKA, Tadao; AKIYAMA, Yuka; MIYAKE, Kunio; YOKOMICHI, Hiroshi; YAMAGATA, Zentaro. Association between screen time exposure in children at 1 year of age and Autism Spectrum Disorder at 3 years of age. JAMA Pediatrics, v. 176, n. 4, p. 384-391, 2022. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2788488. Acesso em: 4 abr. 2023.

LISSAK, Gadi. Adverse physiological and psychological effects of screen time on children and adolescents: Literature review and case study. Environmental Research, v. 164, p. 149-157, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29499467/. Acesso em: 5 abr. 2023.

LIU, Wen; TAN, Liting; HUANG, Dan; CHEN, Nan; LIU, Fang. When preschoolers use tablets: The effect of educational serious games on children’s attention development. International Journal of Human–Computer Interaction, v. 37, n. 3, p. 234-248, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10447318.2020.1818999. Acesso em: 9 jun. 2023.

NAKSHINE, Vaishnavi S.; THUTE, Preeti; NAZLI KHATIB, Mahalaqua; SARKAR, Bratati. Increased screen time as a cause of declining physical, psychological health, and sleep patterns: a literary review. Cureus, v. 14, n.10, p. 1-9, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9638701/. Acesso em: 10 ago. 2023.

NOBRE, Juliana Nogueira P.; SANTOS, Juliana N.; SANTOS, Lívia Rodrigues; GUEDES, Sabrina da Conceição; PEREIRA, Leiziane; COSTA, Josiane Martins; MORAIS, Rosane Luzia de S. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 3, p. 1127-1136, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/GmStpKgyqGTtLwgCdQx8NMR/?lang=pt. Acesso em: 8 maio 2023.

NUMATA-UEMATSUL, Yurika; YOKOYAMA, Hiroyuki; SATO, Hiroki; ENDO, Wakaba; UEMATSU, Mitsugu; NARA, Chieko; KURE, Shigeo. Attachment disorder and early media exposure: Neurobehavioral symptoms mimicking autism spectrum disorder. The Journal of Medical Investigation, v. 65, n. 3-4, p. 280-282, 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30282873/. Acesso em: 30 jul. 2023.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.

PAPALIA, Diane E.; MARTORELL, Gabriela A. Desenvolvimento humano. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2022.

PEIXOTO, Maristela Jaqueline Reis; CASSEL, Paula Argemi; BREDEMEIER, Juliana. Implicações neuropsicológicas e comportamentais na infância e adolescência a partir do uso de telas. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, ep. 1-29, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/7188/6991/113028. Acesso em: 17 abr. 2023.

PONTI, Michelle. Screen time and preschool children: Promoting health and development in a digital world. Paediatrics & Child Health, v. 28, n. 3, p. 184-202, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/37205134/. Acesso em: 17 maio 2023.

PRICE, Catherine. Celular: como dar um tempo – plano de 30 dias para se livrar da ansiedade e retomar a sua vida. São Paulo: Fontanar, 2018.

RADESKY, Jenny S.; CHRISTAKIS, Dimitri A. Increased Screen time: implications for early childhood development and behavior. Pediatric Clinics of North America, v. 63, n. 5, p. 827-839, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27565361/. Acesso em: 7 fev. 2023.

RADESKY, Jenny; HINIKER, Alexis; MCLAREN, Caroline; AKGUN, Eliz; SCHALLER, Alexandria; WEEKS, Heidi M.; CAMPBELL, Scott; GEARHARDT, Ashley N. Prevalence and characteristics of manipulative design in mobile applications used by children. JAMA Network Open, v. 5, n. 6, p. 1-11, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35713902/. Acesso em: 12 ago. 2023.

RAMAN, Sajani; GUERRERO-DUBY, Sara; MCCULLOUGH, Jennifer L.; BROWN, Miraides; OSTROWSKI-DELAHANTY, Sarah; LANGKAMP, Diane; DUBY, John C. Screen exposure during daily routines and a young child’s risk for having social-emotional delay. Clinical Pediatrics, v. 56, n. 13, p. 1244-1253, 2017. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28952333/. Acesso em: 4 jul. 2020.

RATINAUD, Pierre; MARCHAND, Pascal. Application de la méthode ALCESTE à de “gros” corpus et stabilité des “mondes lexicaux”: analyse du “CableGate” avec IRAMUTEQ. In: JOURNÉES INTERNATIONALES D’ANALYSE STATISTIQUE DES DONNÉES TEXTUELLES, 11., 2012, Liège. Anais [...]. Liège: JADT, 2012. p. 835-844.

SADEGHI, Saeid; POURETEMAD, Hamid R.; SHALANI, Bita. Internet-based versus face-to-face intervention training for parents of young children with excessive screen-time and autism spectrum disorder–like symptoms: a comparative study. International Journal of Developmental Disabilities, v. 68, n. 5, p. 744-755, 2023. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/36210895/. Acesso em: 5 ago. 2023.

SALES, Mary Valda Souza (org.). Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2020.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação: Grupo de Trabalho Saúde na Era Digital (2019–2021): #Menos telas, #Mais saúde. Rio de Janeiro: SBP, 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient___MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

SUNDQVIST, Annette; KOCH, Felix-Sebastian; BIRBERG, Ulrika; BARR, Rachel; HEIMANN, Mikael. Growing up in a digital world: digital media and the association with the child’s language development at two years of age. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2021.569920/full. Acesso em: 15 jul. 2023.

UEBEL, Mariana Pedrini. O cérebro na infância: um guia para pais e educadores empenhados em formar crianças felizes e realizados. São Paulo: Contexto, 2022.

Downloads

Publicado

2025-05-30

Como Citar

Nepomuceno, R. de S., Gomes, M. L. de C., & Claro, L. C. (2025). Tela para quê? : percepção de educadoras e familiares sobre o uso de telas em crianças na Educação Infantil. Revista E-Curriculum, 23, e64651. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64651

Edição

Seção

Artigos