BNC-Formação e o desenvolvimento da autonomia e participação docente

Autores

  • Mara Rubia Santos Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Valéria Peres Asnis Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Soares Pereira da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65216

Palavras-chave:

autonomia, participação, BNC-Formação

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a presença de perspectivas para o desenvolvimento da autonomia e da participação docente na BNC-Formação. O estudo é de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de dados bibliográficos e documentais na área das políticas educacionais, contemplando algumas discussões de autores (as) de fundamento crítico, os quais contribuíram com o debate das categorias autonomia e participação. Nesse sentido, articulamos tais concepções com o marco regulatório da BNC-Formação, buscando por confluências ou distanciamentos que pudessem contribuir para o debate sobre a formação de professores (as) da educação brasileira. Os resultados evidenciaram que esse dispositivo legal esteve equidistante à literatura pesquisada, contudo, se alinhou aos propósitos do capital, no qual a formação docente se volta estritamente para a produção de mão de obra alienada.

Biografia do Autor

Mara Rubia Santos Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, na qual possuo também uma Pós-graduação lato sensu em Educação Física Escolar e uma stricto sensu em Educação pela Faculdade de Educação - PPGED/UFU. Docente na área de Educação Física na Rede Municipal de Uberlândia. 

Valéria Peres Asnis, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação especial pela Universidade Federal de São Carlos/SP (Bolsa Capes). Pós-Doutorado com bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial, vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UFU e no Programa de pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação. 

Marcelo Soares Pereira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade federal de Goiás (UFG) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás; doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde foi coordenador do curso de Pedagogia, Diretor desta Faculdade e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação.   

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2024-06-30

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...