“É preciso estar atento e forte"
contradições, retrocessos e ameaças à docência em Química no texto e contexto da BNC-Formação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65237Palavras-chave:
Base Nacional Comum, formação de professores, licenciatura em QuímicaResumo
A Resolução CNE/CP nº 2/2019 definiu as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e instituiu uma base nacional comum para essa formação (BNC-Formação) enquanto reflexo da influência do neoliberalismo nas políticas e reformas educacionais brasileiras. Assim, este estudo documental buscou analisar a referida Resolução e os seus impactos para a docência em Química. Os resultados apontam retrocessos e ameaças ao ensino de Química, indo desde o esvaziamento dos estudos na Educação Básica até a possibilidade de extinção gradual dos cursos de Licenciatura em Química. A BNC-Formação também revela contradições para a sua efetivação, usurpando a autonomia e a criticidade dos professores em prol de uma formação que não considera a complexidade da profissão docente e as necessidades formativas dos estudantes da Educação Básica.
Referências
ADAMS, Fernanda Welter; SIQUEIRA, Rafael Moreira; MORADILLO, Edilson Fortuna de. Base Nacional Comum Curricular na formação inicial de professores de Química: o que pensam os licenciandos. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, e20410.065, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20410. Acesso em: 14 jan. 2024.
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, e0225329, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302019225329. Acesso em: 14 jan. 2024.
BOGATSCHOV, Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio; MOREIRA, Jani Alves da Silva. BNC-Formação: políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1335-1359, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-38762022000301335. Acesso em: 14 jan. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Nota de esclarecimento sobre a Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Brasília, 6 jul. 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2022-pdf/238401-nota-de-esclarecimento-sobre-a-resolucao-cnecp-n-2-2019/file. Acesso em: 14 jan. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2022: notas estatísticas. Brasília: Inep, 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Presidência da República: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 27 dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES nº 8, de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química. Brasília: MEC, 2002a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES08-2002.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Brasília: MEC/CNE, 2002b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=159251-rcp002-02&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: MEC/CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC/CNE, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jan. 2024.
CÁSSIO, Fernando. Fiadores bilionários do “Novo” Ensino Médio procuram velhos culpados. Carta Capital, São Paulo, 3 abr. 2023. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/o-batecabeca-dos-fiadores-bilionarios-do-novo-ensino-medio/. Acesso em: 13 jan. 2023.
DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 85, p. 1155-1177, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zp8nDS8kVpq3Sgvw5YRWyhQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jan. 2023.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Nova tentativa de padronização dos currículos dos cursos de Licenciatura no Brasil: a BNC-Formação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 53-71, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8916. Acesso em: 13 jan. 2023.
GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira; MOTA, Maria Renata Alonso; ANADON, Simone Barreto. A Resolução CNE/CP N. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 360-379, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i2n4.360-379. Acesso em: 13 jan. 2023.
JACOMINI, Márcia; SILVA, Mônica Ribeiro da; KRAWCZYK, Nora. Novo Ensino Médio: o que quer o MEC, afinal? Folha de São Paulo, São Paulo, 11 abr. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/04/novo-ensino-medio-o-que-quer-o-mecafinal.shtml. Acesso em: 13 jan. 2023.
LOPES, Alice Casimiro. Apostando na produção contextual do currículo. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva; DOURADO, Luiz Fernandes (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 23-27.
LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: 13 jan. 2023.
MACEDO, Elizabeth. Base nacional comum para currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 891-908, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155700. Acesso em: 13 jan. 2023.
MALDANER, Otavio Aloisio. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SILVA, Francisca das Chagas Alves da. O Instituto Federal e a Licenciatura em Química: os caminhos para tornar-se professor formador em diferentes espaços de níveis e modalidades. Revista Virtual de Química, São Paulo, v. 15, n. 6, p. 1228-1236, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.21577/1984-6835.20230039. Acesso em: 13 jan. 2023.
MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SILVA, Kenia Cristina Moura de Oliveira. Formação de professores de Química: relações entre o campo educacional, tecnológico e econômico. Debates em Educação, Maceió, v. 13, n. esp., p. 49-65, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13045. Acesso em: 14 jan. 2024.
MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em Química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 165-174, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-40422011000100031. Acesso em: 14 jan. 2024.
MOURA, João Henrique Cândido de; ROSA, Maria Inês Petrucci; MASSENA, Elisa Prestes. Práticas interdisciplinares na formação inicial de professores de Ciências da Natureza: contextos distintos, indagações similares. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 23, e22587, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230107. Acesso em: 14 jan. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido; Lima, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: as BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, e35617, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/35617. Acesso em: 14 jan. 2024.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão; DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Tentativas de padronização do currículo e da formação de professores no Brasil. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 100, p. 281-300, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/CC0101-32622016171703. Acesso em: 14 jan. 2024.
SBEnQ. Nota de repúdio ao Novo Ensino Médio. 30 jul. 2021. Disponível em: https://sbenq.org.br/nota-de-repudio-ao-novo-ensino-medio/. Acesso em: 14 jan. 2024.
SCHEIBE, Leda; BAZZO, Vera Lúcia. Formação de professores da Educação Básica no Ensino Superior: diretrizes curriculares pós 1996. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 2, n. 2, p. 241-256, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650549. Acesso em: 14 jan. 2024.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação Química no Brasil: 25 anos de ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química. In: ROSA, Maria Inês Petrucci; ROSSI, Adriana Vitorino (orgs.). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. 2. ed. Campinas: Editora Átomo, 2012. p. 17-38.
SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Processos de desenvolvimento profissional docente: interações e mediações significativas na (re)construção da prática docente no ensino superior de química. Educação Química en Punto de Vista, Foz do Iguaçu, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2017. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/901. Acesso em: 14 jan. 2024.
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da. Histórias de vida e desenvolvimento profissional docente de formadores na Licenciatura em Química: feitos, lutas e perspectivas no contexto das reformas educacionais. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023.
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. A Licenciatura em Química como espelhamento do Bacharelado e a desprofissionalização docente em pauta: um olhar sobre pesquisas de Pós-graduação através do estado da questão. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 438-454, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9354. Acesso em: 14 jan. 2024.
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. Formação de professores de Química no Brasil: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 25, p. 263-276, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258. Acesso em: 14 jan. 2024.
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; GOMES, Suzana dos Santos. As disputas pela formação de professores no contexto das reformas educacionais (1996-2019). Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 37, p. 1-21, 2023a. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14877. Acesso em: 14 jan. 2024.
SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; GOMES, Suzana dos Santos. Químicos bacharéis que formam professores na Licenciatura em Química: saberes, práticas e concepções docentes. Revista Cocar, Belém, v. 18, n. 36, p. 1-21, 2023b. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/6389. Acesso em: 14 jan. 2024.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia de pesquisa científica. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.