“É preciso estar atento e forte"

contradições, retrocessos e ameaças à docência em Química no texto e contexto da BNC-Formação

Autores

  • Wanderson Diogo Andrade da Silva Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9583-0845
  • Suzana dos Santos Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65237

Palavras-chave:

Base Nacional Comum, formação de professores, licenciatura em Química

Resumo

A Resolução CNE/CP nº 2/2019 definiu as atuais diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e instituiu uma base nacional comum para essa formação (BNC-Formação) enquanto reflexo da influência do neoliberalismo nas políticas e reformas educacionais brasileiras. Assim, este estudo documental buscou analisar a referida Resolução e os seus impactos para a docência em Química. Os resultados apontam retrocessos e ameaças ao ensino de Química, indo desde o esvaziamento dos estudos na Educação Básica até a possibilidade de extinção gradual dos cursos de Licenciatura em Química. A BNC-Formação também revela contradições para a sua efetivação, usurpando a autonomia e a criticidade dos professores em prol de uma formação que não considera a complexidade da profissão docente e as necessidades formativas dos estudantes da Educação Básica.

Biografia do Autor

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Educação (UFMG), Mestre em Educação (UFC), Licenciado em Química (IFCE) e em Pedagogia (UNINTER).

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis/UFMG) e do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão. Editora Chefe da Educação em Revista e da Editora Selo FaE (FaE/UFMG). Diretora da Diretoria de Educação a Distância da CAPES/MEC e Coordenadora do GT 4 - Didática da ANPEd.

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2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...