BNC-Formação e BNCC

como os documentos normativos influenciam na formação inicial do professor?

Autores

  • Andreia Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Aline Moura Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Jade Barbosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65586

Palavras-chave:

BNCC, BNC-Formação, formação docente

Resumo

Considerando a importância de pensar criticamente a construção de enfrentamentos contra o controle neoliberal no campo da formação de professores, este artigo tem o objetivo de analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), concomitantemente com a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), com o intuito de compreender como esses documentos normativos influenciam a prática docente. Metodologicamente, trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com fins de apresentar um debate teórico-conceitual sobre como a BNCC e a BNC-Formação influenciam a formação inicial do professor. Concluímos que, no contexto neoliberal, o papel do docente é ressignificado. Essa ressignificação interfere no seu processo formativo significando um retrocesso do papel social e formativo do professor, bem como gera um reducionismo de autonomia docente.

Biografia do Autor

Andreia Cruz, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Rural do Rio de Janeiro.  Integra  o  quadro  docente  do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação. Pesquisadora associada ao Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. 

Aline Moura , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Epistemologia e Metodologia das Ciências

Jade Barbosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Pedagoga, Graduada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação - ESPE/ UFRRJ.

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Publicado

2024-06-28

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...