BNC-formação inicial e continuada de professores

noção e dimensões da profissionalização docente

Autores

  • Simone Sandri Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Amanda Melchiotti Gonçalves Hillsborough County Public Schools
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65693

Palavras-chave:

Organismos internacionais, BNC-formação inicial, BNC-formação continuada, profissionalização docente

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a atual política para a formação inicial e continuada de professores no Brasil. Para tanto, apresenta a seguinte problemática: Quais são as dimensões da profissionalização docente observadas nas orientações dos organismos internacionais e nas atuais diretrizes para formação de professores no Brasil? Com base na abordagem qualitativa, de metodologia bibliográfica e documental, a pesquisa considerou como fontes primárias as Resoluções CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, e Nº 1, de 27 de outubro de 2020, além de documentos dos organismos internacionais. O referencial teórico valeu-se das análises de Meszáros (2011), Harvey (2016; 2017) entre outros. O principal resultado do estudo é a identificação da noção de profissionalização docente alicerçada em três dimensões: professor executor, professor gerencial e professor socioemocional.

 

Biografia do Autor

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Univesidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). 

Amanda Melchiotti Gonçalves, Hillsborough County Public Schools

Doutora em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Trabalha nos Estados Unidos da América (EUA), especificamente no Condado de Hillsborough County, Florida, como Paraprofessional Biligual (Professor assistente bilíngue). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação da Univesidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). 

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Publicado

2024-06-30

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Edição Temática ABdC 2024: A BNC-Formação no cenário de reabertura do debate ...