Desenvolvimento reflexivo sobre currículo no processo de formação de professores
perspectivas em um Programa de Educação Tutorial
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65739Palavras-chave:
escritas reflexivas, diário de formação, ensino de ciências, teorias de currículo, compreensões curricularesResumo
Este artigo contempla dados de uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, com o objetivo de analisar as compreensões de currículo de futuros professores em um Programa de Educação Tutorial (PET) na área de Ciências da Natureza. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objeto de investigação a escrita em cinco Diários de Formação de bolsistas do Programa, e a interpretação dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, com foco na compreensão de currículo desenvolvida no processo formativo. As categorias que foram identificadas a priori, são: compreensão tradicional, compreensão crítica e compreensão pós-crítica de currículo. O desenvolvimento das compreensões pelos futuros professores, por meio da escrita no diário, possibilitou evidenciar as potencialidades que o programa tem para a formação dos licenciandos e as possibilidades do contexto formativo.
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