O ciclo de políticas como perspectiva de análise para a juvenilização da EJA em Lajes/RN
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69039Palavras-chave:
EJA, juvenilização, ciclo de políticas, CIEJA, educação inclusivaResumo
Este estudo, parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), investiga a juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Lajes/RN, com foco no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Professora Juraci Soares de Melo. O objetivo é entender por que jovens têm se matriculado cada vez mais nessa modalidade. Criado para atender alunos com defasagem idade-ano, o CIEJA acolheu um número crescente de jovens, gerando novos desafios pedagógicos. Utilizando a abordagem do ciclo de políticas (Mainardes, 2006), por meio de uma metodologia qualitativa, com entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos egressos, o estudo aponta que a juvenilização da EJA em Lajes reflete tanto as falhas do ensino regular quanto a necessidade urgente de políticas educacionais inclusivas.
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