The policy cycle as an analytical perspective on the juvenilization of “EJA” in Lajes/RN

Authors

  • Karina Maria da Silva Souza Prefeitura Municipal de Lajes-RN
  • Márcia Betânia de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69039

Keywords:

EJA, juvenilization, policy cycle, CIEJA, inclusive education

Abstract

This study, part of the Graduate Program in Education (POSEDUC) at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), investigates the juvenilization of Youth and Adult Education (EJA) in Lajes/RN, focusing on the Integrated Center for Youth and Adult Education (CIEJA) Professora Juraci Soares de Melo. The aim is to understand why a growing number of young people are enrolling in this educational modality. The research discusses youth as a social construct shaped by cultural and historical factors (Portela, 2021; Souza, 2004). Originally created to serve students with age-grade discrepancies, the CIEJA has increasingly enrolled young learners, presenting new pedagogical challenges. Drawing on the policy cycle approach (Mainardes, 2006) and using a qualitative methodology that includes semi-structured interviews with former students, the study reveals that the juvenilization of EJA in Lajes reflects both the shortcomings of the regular school system and the urgent need for inclusive education policies.

Author Biographies

Karina Maria da Silva Souza, Prefeitura Municipal de Lajes-RN

Cursou as disciplinas de Prática Docente semestre 2020.2 e Tópicos Especiais em Práticas Educativas I: Educação de Jovens e Adultos no contexto do aprender por toda a vida, no semestre 2021.2,como aluna em caráter especial no mestrado em educação através do Programa de Prós Graduação em Educação - POSEDUC pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN ; Especialista em Impactos da Violência na Escola pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2017) Graduada e licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN (2013) Graduada e licenciada em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR- UERN- Campus Assú (2020) Técnica em Segurança do Trabalho pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFRN (2012) Concluiu o curso Projeto de extensão : currículo e pesquisa na EJA os sujeitos e suas vidas nas propostas pedagógicas pela Universidade Federal do Semi Árido - UFERSA (2021) Concluiu pós graduação em nível de especialização em Mídias na Educação pela UERN (2022)concluiu curso de aperfeiçoamento Alfabetização baseada na Ciência pela Universidade do Porto através do programa AVAMEC(2022) Mestranda na linha de pesquisa Politicas e Gestão da Educação, orientanda da Professora Doutora Márcia Betânia de Oliveira POSEDUC- UERN(2023).

 

Márcia Betânia de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Associada (PES 3-10) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN, lotada no Departamento de Educação da Faculdade de Educação (Campus Central). Pós doutorado em Educação (2020-2022), Doutora em Educação (2013-2016), ambos pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ). Participou do Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, financiado pela CAPES (PDSE/CAPES), na Universidade do Porto/UP/PT (setembro a dezembro de 2014). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (POSEDUC/FE/UERN). Membro do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação/CNPq. Mestra em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008/2010). Graduada em PEDAGOGIA pela UERN (1991-1996) e Especialista em Educação, com Área Temática em Alfabetização, nesta mesma IES (1996 a 1999 ).Coordenadora da Comissão Setorial de Avaliação (COSE), da FE/UERN (2023-) Associada na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atuou como Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/UERN) (Julho de 2016 - março de 2018). Coordenou o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia/Campus Central/UERN (agosto de 2019//julho/2021) (agosto de 2016 a maio de 2018) e como vice coordenadora (de junho de 2018 a julho de 2019). Atuou (de 2009 a março de 2013) como Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UERN, no Setor de Cursos de Graduação, na leitura e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Processos de alfabetização e em Formação Docente, discutindo sobre políticas de currículo, saberes docentes, práticas pedagógicas, didática. 

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Published

2025-07-08

How to Cite

Souza, K. M. da S., & Oliveira, M. B. de . (2025). The policy cycle as an analytical perspective on the juvenilization of “EJA” in Lajes/RN. Revista E-Curriculum, 23, e69039. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69039

Issue

Section

Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."