Currículos andariegos

cartografías cotidianas de la soledad

Autores/as

  • Tamili Mardegan da Silva Secretaria Municipal de Educação de Guarapari
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69536

Palabras clave:

cotidiano, currículo, currículos-soledad, educación

Resumen

Este escrito tiene como objetivo tensar los procesos de producción curricular tejidos con los cotidianos escolares, intensificados por la potencia de la soledad como fuerza que inquieta y atraviesa las prácticas-políticas de los docentes y los estudiantes. Huyendo de la idea de la soledad como falta o debilidad humana, propone que la producción curricular es solitaria, ya que los currículos se tejen cotidianamente en la educación por los sujetos, individual y colectivamente, en medio del orden capitalista y de lo que postulan las políticas oficiales de currículo, resultando en la apuesta de que es posible producir otros aprendizajes en medio de una sociedad de control. Busca, así, una cartografía que intente rastrear, de alguna manera, las soledades que están enmarañadas a los movimientos experimentados en las escuelas en la composición de los currículos-andariegos-soledad-resistencia.

Biografía del autor/a

Tamili Mardegan da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Guarapari

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/Ufes) na Linha de Docência, Currículo e Processos Culturais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/Ufes). Especialista em Informática na Educação, em Alfabetização e Letramento e em Gestão Escolar. Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos, coordenado pelo professor Dr. Carlos Eduardo Ferraço. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É professora estatutária da Rede Municipal de Ensino de Guarapari/ES na Educação Infantil e pedagoga estatutária da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui Licenciatura Plena em Física pela Ufes (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000), um primeiro Pós-Doutorado em Educação pela Uerj (2008), com visita ao Laboratoire CIVIIC - Université de Rouen-France e, por fim, um segundo pós-doutorado também pela Uerj (2015). É professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEDuC/UFPE/CAA) e professor titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES), na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Desenvolve pesquisas no campo das políticas de currículo desde 1999, em suas composições com as Pesquisas com os Cotidianos e a Filosofia da Diferença. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq 1-D, e atua como Líder do GRPes Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos (Ufes-2007) e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos e Culturas (Nupec) do Centro de Educação da Ufes. Foi vice-presidente/Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/Anped (2015-2017 e 2017-2019), membro da diretoria Associação Brasileira de Currículo/ABdC (2015-2017), Coordenou a Comissão de Ética na Pesquisa em Educação da Anped (2015-2017, 2017-2019) e membro da Comissão de Ética do Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA, 2015-2017, 2017-2019). Também atuou como coordenador e vice-cordenador do PPGE/Ufes e do GT12-Currículo/Anped. Possui livros e capítulos de livros pelas editoras Palgrave Macmillan, Cortez, DP et Alii, Eduerj, Editora da UFPB, Edufes, CRV, Ayvu; e artigos pelos periódicos Educação Realidade, Revista Educação Sociedade, Revista Ciência Educação, Revista Pro-Posições, Revista Ensaio, Revista Educação, Ciência e Cultura, Revista Educação e Contemporaneidade, Revista Educação PUCRS, Revista Pedagogia Y Saberes, Currículos sem Fronteira, Revista e-Curriculum, Transnational Curriculum Inquiry, Revista Quaestio e Revista Espaço do Currículo. Até o momento orientou 31 Dissertações de mestrado e 23 Teses de doutorado.

Citas

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer nº 11, de 30 de junho de 2009. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 1, p. 11, 25 ago. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/parecer_minuta_cne.pdf. Acesso em: 2 nov. 2024).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.

CLARETO, Sônia Maria. Na travessia: construção de um campo problemático. In: CLARETO, Sônia Maria; ROTONDO, Margareth Sacramento; VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da (org.). Entre Composições: formação, corpo e educação. Juiz de Fora: UFJF, 2011. p. 17-32.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Tradução de Alberto Campos. Lisboa: Edições 70, 1981.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. O Abecedário de Gilles Deleuze. 2005. [Entrevista concedida] a Claire Parnet. Transcrição de Bernardo Rieux. Paris: Éditions Montparnasse, Paris. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B347KgD-3KhNcGdBemhqS3N0b1U/view?resourcekey=0-MgJ6Y1BbtQuU88mqJyQ30A. Acesso em: 28 nov. 2024.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELEUZE, Gilles. Dois regimes de loucos. São Paulo: 34, 2016.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. São Paulo: 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. v. 4. São Paulo: 34, 2012a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. v. 5. São Paulo: 34, 2012b.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DOSSE, François. Gilles Deleuze & Félix Guattari: Biografia cruzada. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Eu, caçador de mim. In: GARCIA, Regina Leite (org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 157-175.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. In: LINS, Daniel (org.). Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade. Rio de Janeiro: Relume-Dumará; Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto do Estado, 2001.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: Edições, 2015.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. São Paulo: Martin Claret, 2012.

Publicado

2025-07-08

Cómo citar

Silva, T. M. da, & Ferraço, C. E. . (2025). Currículos andariegos: cartografías cotidianas de la soledad. Revista E-Curriculum, 23, e69536. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69536

Número

Sección

Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."