Currículos-andarilhos

cartografias cotidianas da solidão

Autores

  • Tamili Mardegan da Silva Secretaria Municipal de Educação de Guarapari
  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69536

Palavras-chave:

cotidianos, currículo, currículos-solidão, educação

Resumo

Este escrito objetiva tensionar os processos de produções curriculares tecidos com os cotidianos escolares, intensificados pela potência da solidão como força que inquieta e atravessa as práticas-políticas dos docentes e dos estudantes. Fugindo da ideia de solidão como falta ou fraqueza humana, propõe que a produção curricular é solitária, uma vez que os currículos são tecidos cotidianamente na educação pelos sujeitos, individual e coletivamente, em meio à ordem capitalística e ao que é postulado pelas políticas oficiais de currículo, resultando na aposta de que é possível produzir aprendizagens outras em meio a uma sociedade de controle. Busca, assim, uma cartografia que tente rastrear, de certa maneira, as solidões que estão emaranhadas aos movimentos experienciados nas escolas na composição dos currículos-andarilhos-solidão-resistência.

Biografia do Autor

Tamili Mardegan da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Guarapari

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/Ufes) na Linha de Docência, Currículo e Processos Culturais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE/CE/Ufes). Especialista em Informática na Educação, em Alfabetização e Letramento e em Gestão Escolar. Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de Conhecimentos, coordenado pelo professor Dr. Carlos Eduardo Ferraço. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). É professora estatutária da Rede Municipal de Ensino de Guarapari/ES na Educação Infantil e pedagoga estatutária da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo.

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui Licenciatura Plena em Física pela Ufes (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000), um primeiro Pós-Doutorado em Educação pela Uerj (2008), com visita ao Laboratoire CIVIIC - Université de Rouen-France e, por fim, um segundo pós-doutorado também pela Uerj (2015). É professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEDuC/UFPE/CAA) e professor titular aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFES), na Linha de Pesquisa Docência, Currículo e Processos Culturais. Desenvolve pesquisas no campo das políticas de currículo desde 1999, em suas composições com as Pesquisas com os Cotidianos e a Filosofia da Diferença. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq 1-D, e atua como Líder do GRPes Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos (Ufes-2007) e membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos e Culturas (Nupec) do Centro de Educação da Ufes. Foi vice-presidente/Região Sudeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação/Anped (2015-2017 e 2017-2019), membro da diretoria Associação Brasileira de Currículo/ABdC (2015-2017), Coordenou a Comissão de Ética na Pesquisa em Educação da Anped (2015-2017, 2017-2019) e membro da Comissão de Ética do Fórum das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA, 2015-2017, 2017-2019). Também atuou como coordenador e vice-cordenador do PPGE/Ufes e do GT12-Currículo/Anped. Possui livros e capítulos de livros pelas editoras Palgrave Macmillan, Cortez, DP et Alii, Eduerj, Editora da UFPB, Edufes, CRV, Ayvu; e artigos pelos periódicos Educação Realidade, Revista Educação Sociedade, Revista Ciência Educação, Revista Pro-Posições, Revista Ensaio, Revista Educação, Ciência e Cultura, Revista Educação e Contemporaneidade, Revista Educação PUCRS, Revista Pedagogia Y Saberes, Currículos sem Fronteira, Revista e-Curriculum, Transnational Curriculum Inquiry, Revista Quaestio e Revista Espaço do Currículo. Até o momento orientou 31 Dissertações de mestrado e 23 Teses de doutorado.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Silva, T. M. da, & Ferraço, C. E. . (2025). Currículos-andarilhos: cartografias cotidianas da solidão. Revista E-Curriculum, 23, e69536. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69536

Edição

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Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."