“É o fim da picada, não é?”

currículos da educação para as sexualidades em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

  • Cristiano Figueiredo dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Vera de Mattos Machado Instituto de Biociências - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Constantina Xavier Filha Faculdade de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69547

Palavras-chave:

formação docente, currículo, biologia

Resumo

O artigo aborda discursos sobre a educação para as sexualidades viabilizados em cursos de Ciências Biológicas no Mato Grosso do Sul. Assumem-se perspectivas pós-críticas em educação, com inspirações nos Estudos Culturais e nas contribuições de Michel Foucault. Destacam-se a erosão e a torção de projetos curriculares, bem como a existência de discursos que explicitam relações de poder-saber, atravessando ideias de ciência, corpo e sexo. Assédio sexual contra mulheres, violência de gênero, homofobia e transfobia foram elementos presentes nos currículos disputados no interior das instituições, que, ao mesmo tempo, são questionados e modificados. Medo, sensação de patrulha sobre a ação docente, ameaças ao trabalho e a ofensiva conservadora religiosa confrontam a produção de currículos cheios de vida na formação inicial em Ciências Biológicas.

Biografia do Autor

Cristiano Figueiredo dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Ensino de Ciências. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. 

Vera de Mattos Machado , Instituto de Biociências - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando na graduação em Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. 

Constantina Xavier Filha , Faculdade de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestra e doutora em Educação, professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora/líder do GEPSEX - Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero - CNPq/UFMS. Diretora e Produtora de filmes de animação produzidos com crianças de escolas públicas de Campo Grande/MS. 

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Santos, C. F. dos, Machado , V. de M., & Xavier Filha , C. . (2025). “É o fim da picada, não é?” : currículos da educação para as sexualidades em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas. Revista E-Curriculum, 23, e69547. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69547

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Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."