Licenciaturas em Ciências Naturais
configurando alinhamentos e “novas” tensões entre matrizes na formação de professores em tempos de BNC-Formação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e65227Palavras-chave:
ensino de Ciências, ensino de Biologia, formação docente, currículo, BNCCResumo
O artigo analisa aproximações traçadas entre propostas de cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e novas políticas curriculares, discutindo intercessões e questões para a formação docente. Em diálogo com o campo do Currículo, a pesquisa combina análises de fontes documentais e orais para localizar disputas entre diferentes concepções de conhecimento e de modelos formativos para a docência em Ciências e Biologia. Os resultados sugerem que os referidos cursos têm se apropriado de discursos sobre interdisciplinaridade que revivem perspectivas de integração curricular historicamente postas para a Educação em Ciências, mas problematizáveis epistemológica e pedagogicamente. Conclui-se que tais licenciaturas correm o risco de naturalizar elementos das políticas educacionais neoliberais que tentam controlar e regular a formação docente, no alinhamento da BNC-Formação à BNCC.
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