Currículo e identidades trans

afirmando subjetividades nos cursos de formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69571

Palavras-chave:

pessoas trans, currículo trans, formação docente, alteridade

Resumo

Este artigo, que integra uma discussão mais ampla vinculada a uma pesquisa de Mestrado em Educação de uma universidade pública na Amazônia Ocidental, apresenta um recorte de fundamentação teórica com o objetivo de propor uma discussão acerca da construção de currículos nos cursos de formação docente que se reverberem como instrumentos de acolhimento da população “T” (travestis, transgêneros e transexuais), possibilitando a criação de ambientes seguros para essas pessoas e o combate à transfobia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, tendo Louro (2001, 2003, 2009), Silva (2016), Soares (2022), entre outras autorias, como principais referências. É necessário que os espaços acadêmicos se constituam em campos de respeito e valorização de identidades plurais e assumam, de maneira sistemática, o compromisso com a redução das desigualdades. O intuito é contribuir para a construção de uma sociedade que reconheça o valor positivo das diferenças, pela afirmação das subjetividades silenciadas, negadas e vitimadas socialmente por meio de um currículo trans.

Biografia do Autor

Márcia Maria Rodrigues Uchôa, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Doutora em Educação: Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Educação Escolar Profissional (PPGEEProf.), ambos da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Pesquisadora nos campos do Currículo, Diferenças e Diversidade Culturais na Educação, Fronteiras e Interculturalidade.

Uelinton Aires Duarte, Universidade Federal de Rondônia (Unir)

Possui graduação em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Servidor Público Estadual de Rondônia. 

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Uchôa, M. M. R., & Duarte, U. A. (2025). Currículo e identidades trans: afirmando subjetividades nos cursos de formação docente. Revista E-Curriculum, 23, e69571. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69571

Edição

Seção

Artigos