La constitución de un discurso fantasmático en torno a las escuelas cívico-militares y la disputa por una política curricular conservadora

Autores/as

  • Viviane Gualter Peixoto da Cunha Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Raphael Gualter Peixoto Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69594

Palabras clave:

escuela cívico-militar, política curricular conservadora, teoría del discurso, lógica de la fantasía

Resumen

En julio de 2023, después de que el gobierno de Lula puso fin a la financiación del Programa Nacional de Escuelas Cívico-Militares (Pecim - Decreto nº 11.611/2023), los gobiernos locales anunciaron que crearían programas propios y expandirían la oferta de escuelas cívico-militares en sus contextos. En este artículo, examinamos cómo el movimiento a favor de la militarización de la educación básica se sostiene y avanza promoviendo una política curricular conservadora. Basándonos en la Teoría del Discurso (Laclau y Mouffe) y en la lógica de la fantasía (Howarth y Glynos), analizamos documentos oficiales y el movimiento en redes sociales, explorando el papel que la "fantasía" desempeña en la estructuración de los deseos y percepciones de los seguidores, à medida que articulan valores militares y calidad educativa. Concluimos considerando las contribuciones de la perspectiva posestructural para investigar el avance de los nuevos juegos políticos en la educación.

Biografía del autor/a

Viviane Gualter Peixoto da Cunha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou Pós-doutorado em 2019 na University of Essex/Centre of Ideology and Discourse Analysis (Inglaterra). Atualmente, é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Sua área de pesquisa tem se centrado nos Processos de Produção de Políticas Educacionais e na Gestão Educacional.

Raphael Gualter Peixoto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Educação na linha de pesquisa Políticas, Educação, Formação e Sociedade/PEFS (2023) e Mestre em Educação na linha de pesquisa Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação/DDSE (2017), ambos pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática (2013), pela mesma universidade (UFF), atuando como bolsista no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Foi Tutor no Curso de Especialização Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social, oferecido pelo Núcleo de Educação e Cidadania/NUEC na Universidade Federal Fluminense/UFF (2014-2016). Atuou como docente no Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino/DEAE na Faculdade Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2019-2022). Recentemente, foi bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa do CNPq nível 1A, atuando principalmente na organização e direção de eventos científicos de amplitude regional e nacional. Fora da universidade, atuou como professor contratado nos níveis fundamental e médio em duas escolas. Na primeira, lecionou para turmas do ensino fundamental e médio. Na segunda, foi coordenador e professor de preparatório no nível fundamental. Além dessas experiências, sempre foi empreendedor, fundando o grupo provisão, onde administrava um grupo de professores de diversas disciplinas para aulas particulares em domicílio. Posteriormente, transformou o Grupo Provisão no Instituto Provisão, onde atuou como presidente e coordenador de projetos educacionais, abrangendo reforço escolar, preparatórios, cursos de idiomas (inglês e espanhol), além de atividades inclusivas como musicoterapia e cursos de libras. Acredita na educação como ferramenta para uma transformação social, principalmente quando promovida com valores de amor e respeito ao próximo.

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Publicado

2025-07-08

Cómo citar

Cunha, V. G. P. da, & Peixoto, R. G. (2025). La constitución de un discurso fantasmático en torno a las escuelas cívico-militares y la disputa por una política curricular conservadora. Revista E-Curriculum, 23, e69594. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69594

Número

Sección

Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."