Constituição de um discurso fantasmático em torno das escolas cívico-militares e a disputa por uma política curricular conservadora
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69594Palavras-chave:
escola cívico-militar, política curricular conservadora, teoria do discurso, lógica da fantasiaResumo
Em julho de 2023, após o governo Lula encerrar o fomento ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim - Decreto nº 11.611/2023), governos locais anunciaram que criariam programas próprios e expandiriam a oferta de escolas cívico-militares em seus contextos. Neste artigo, examinamos como o movimento em prol da militarização da educação básica se sustenta e avança, disputando uma política curricular conservadora. Com base na Teoria do Discurso (Laclau e Mouffe, 1985) e na lógica da fantasia (Howarth e Glynos, 2007), analisamos documentos oficiais e o movimento nas redes sociais, explorando o papel que a “fantasia” desempenha na estruturação dos desejos e percepções dos apoiadores, à medida que articulam valores militares e qualidade educacional. Concluímos, considerando as contribuições da perspectiva pós-estrutural para pesquisar o avanço dos novos jogos políticos na educação.
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