Subjetivação e Educação

uma análise do Projeto de Vida como estratégia de governamentalidade

Autores

  • Adriege Matias Rodrigues Secretaria Municipal de Educação de Bayeux/PB
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69616

Palavras-chave:

projeto de vida, novo ensino médio, governamentalidade, subjetivação

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os discursos que emergem do componente curricular Projeto de Vida, com base na teoria da governamentalidade e da subjetivação de Michel Foucault. Destaca-se que o tema ganhou centralidade na política do Novo Ensino Médio, iniciada pela Medida Provisória nº 746/2016, posteriormente convertida na Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Metodologicamente, opera-se com a abordagem qualitativa e, para a análise dos achados, dialoga-se com a Análise do Discurso fundamentada em Foucault (1986). O estudo explora a articulação entre os discursos educacionais e as estratégias de poder que permeiam a formação dos sujeitos, evidenciando de que forma essas práticas influenciam a construção da subjetividade dos estudantes, moldando-os como agentes que devem gerenciar suas próprias trajetórias de forma autônoma e eficiente.

Biografia do Autor

Adriege Matias Rodrigues, Secretaria Municipal de Educação de Bayeux/PB

Doutora em Educação. Diretora Pedagógica-Curricular da Secretaria Municipal de Educação de Bayeux/PB. Membro do grupo de pesquisa "Currículo e Práticas Educativas" e do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC)".

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui Licenciatura em Pedagogia (1994), mestrado em Educação (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Realizando estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2023). Atualmente é professora do Magistério Superior da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como docente da Educação Básica a rede estadual de ensino da Paraíba, Tem experiência na área de Educação com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, currículo, educação integral, ensino médio, educação do campo e formação de professores. Editora da Revista Espaço do Currículo. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação-UFPB, na linha de Políticas Educacionais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; membro dos Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Práticas Educativas; Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Pesquisa Currículos, Cotidianos, Culturas e Redes de conhecimentos - UFES. Faz parte da Rede Latino-Americana de Estudos Epistemológicos em Política Educacional.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Rodrigues, A. M., & Rodrigues, A. C. da S. (2025). Subjetivação e Educação: uma análise do Projeto de Vida como estratégia de governamentalidade. Revista E-Curriculum, 23, e69616. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69616

Edição

Seção

Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."