Subjetivação e Educação
uma análise do Projeto de Vida como estratégia de governamentalidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69616Palavras-chave:
projeto de vida, novo ensino médio, governamentalidade, subjetivaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar os discursos que emergem do componente curricular Projeto de Vida, com base na teoria da governamentalidade e da subjetivação de Michel Foucault. Destaca-se que o tema ganhou centralidade na política do Novo Ensino Médio, iniciada pela Medida Provisória nº 746/2016, posteriormente convertida na Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Metodologicamente, opera-se com a abordagem qualitativa e, para a análise dos achados, dialoga-se com a Análise do Discurso fundamentada em Foucault (1986). O estudo explora a articulação entre os discursos educacionais e as estratégias de poder que permeiam a formação dos sujeitos, evidenciando de que forma essas práticas influenciam a construção da subjetividade dos estudantes, moldando-os como agentes que devem gerenciar suas próprias trajetórias de forma autônoma e eficiente.
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