CED 50 anos e a Formação de Educadores

caminhos entremeados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e74103

Palavras-chave:

memória, Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Currículo e Formação de Educadores

Resumo

O artigo trata de memorial reflexivo sobre a trajetória pessoal e profissional dos professores da Linha de Pesquisa Formação de Professores articulada aos estudos curriculares em comemoração aos 50 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo.  Na primeira parte é relatada como a Linha foi criada e consolidada por meio das narrativas das pessoas que habitaram e habitam os tempos, espaços e relações no Programa com o pressuposto que a memória se constitui em possibilidade de ser base teórico/metodológica e existencial para rememorar e as experiências vividas. A segunda aborda o caminho percorrido por meio da definição de três sublinhas com suas interpretações epistêmicas e produção acadêmico-cientifica correlata. Nas considerações finais são desenhadas as dimensões que marcaram e marcam a Linha: a perenidade da busca do processo de formação de educadores como projetos de humanização, na busca de currículos-vida enquanto lugar de pertencimento material e simbólico na direção de desvelar seu sentido político e cultural onde coexistem projetos societários em disputa e no prazer pelo conhecimento revestido do significado plural includente e emancipatório.

Biografia do Autor

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Supervisão e Currículo  da PUC-SP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Psicologia da Educação (PUC-SP). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (PUC-SP).

Neide de Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

Referências

BRASIL. Lei º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 set. 2025.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, 2008.

FELDMANN, Marina Graziela. Formação Docente, Escola e Diversidades Curriculares. In: LIBERALI, Fernanda et al. Diálogos Insurgentes-perspectivas decoloniais em trans formação. São Paulo: Pontes Editores, 2024.

GOODSON, Ivor F. Currículo, Narrativa Pessoal e Futuro Social. Campinas: Unicamp, 2019

JOSSO, Marie-Christine. A experiência de vida e formação. São Paulo: Paulus, 2010.

MASETTO, Marcos Tarciso. Desafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI. Revista e- Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-18, 2023. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/55946. Acesso em: 17 set. 2025.

MATOS, Manuel de. Teorias e Práticas da Formação. Contributos para a Reabilitação do Trabalho Pedagógico. Lisboa: Asa Editores, 1999.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. São Paulo: Vozes, 2005.

Downloads

Publicado

2025-12-29

Como Citar

Feldmann, M. G., Masetto, M. T., & Noffs, N. de A. (2025). CED 50 anos e a Formação de Educadores : caminhos entremeados. Revista E-Curriculum, 23, e74103. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e74103

Edição

Seção

Edição Comemorativa: 50 Anos do Programa Educação: Currículo (PUC-SP) e 20 Anos da Revista e-Curriculum