COMPETÊNCIAS PARA O CONTEXTO TECNOLÓGICO-MUSICAL EDUCACIONAL: UM FOCO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Fatima Weber Rosas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Keywords:

Novas Tecnologias em Educação, composição musical digital, formação de professores

Abstract

Este artigo trata do desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir do uso de tecnologias digitais. Estas constituem em recursos digitais como objetos de aprendizagem e ferramentas de composição musical e edição de áudio, principalmente as gratuitas cujo funcionamento está baseado na Web. Esta proposta dirige-se a professores, tutores e estudantes de licenciatura da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no contexto preterido. Seu objetivo principal foi desenvolver um mapeamento das competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir da composição com o uso do computador. Essas tecnologias têm sido utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de extensão para a formação de professores que almejam atuar na educação musical ou utilizar a música em suas aulas. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Como resultado, apresenta-se ao final um mapeamento das competências para o contexto preterido. Também são listados os elementos que formam a competência: os conhecimentos, habilidades e atitudes para uma atuação eficaz dos sujeitos no contexto preterido.

Author Biographies

Fatima Weber Rosas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Licenciatura em Música (UFGRS)

Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (UFRGS).

Mestranda em Educação (UFRGS).

Co-autora do livro Competências em Educação a Distância. Editora Penso, 2013.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Professora Titular da Faculdade de Educação

Programa de Pós-graduação em Informatica na Educação

Programa de Pós-graduação em Educação

Coordenação do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação.

Published

2015-03-31

Issue

Section

Artigos