COMPETÊNCIAS PARA O CONTEXTO TECNOLÓGICO-MUSICAL EDUCACIONAL: UM FOCO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Fatima Weber Rosas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Palabras clave:

Novas Tecnologias em Educação, composição musical digital, formação de professores

Resumen

Este artigo trata do desenvolvimento de competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir do uso de tecnologias digitais. Estas constituem em recursos digitais como objetos de aprendizagem e ferramentas de composição musical e edição de áudio, principalmente as gratuitas cujo funcionamento está baseado na Web. Esta proposta dirige-se a professores, tutores e estudantes de licenciatura da educação presencial e da educação a distância, músicos ou leigos que almejam atuar no contexto preterido. Seu objetivo principal foi desenvolver um mapeamento das competências para o contexto tecnológico-musical educacional a partir da composição com o uso do computador. Essas tecnologias têm sido utilizadas de forma integrada a ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de extensão para a formação de professores que almejam atuar na educação musical ou utilizar a música em suas aulas. A metodologia empregada foi o estudo de caso. Como resultado, apresenta-se ao final um mapeamento das competências para o contexto preterido. Também são listados os elementos que formam a competência: os conhecimentos, habilidades e atitudes para uma atuação eficaz dos sujeitos no contexto preterido.

Biografía del autor/a

Fatima Weber Rosas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Licenciatura em Música (UFGRS)

Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (UFRGS).

Mestranda em Educação (UFRGS).

Co-autora do livro Competências em Educação a Distância. Editora Penso, 2013.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFGRS

Professora Titular da Faculdade de Educação

Programa de Pós-graduação em Informatica na Educação

Programa de Pós-graduação em Educação

Coordenação do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação.

Publicado

2015-03-31

Número

Sección

Artigos