NOVAS FORMAS DE ATIVISMO SOCIAL: O QUE HÁ POR TRÁS DAS MOBILIZAÇÕES DE RUA?

Authors

  • SERGIO HADDAD AÇÃO EDUCATIVA

Keywords:

Educação Popular. Educação não escolar. Movimento Passe Livre.

Abstract

O trabalho procura desvendar a forma e o sentido que tiveram praticas educativas de um dos movimentos que deram origem às manifestações ocorridas no Brasil em 2013: o Movimento Passe Livre de São Paulo MPL-SP. O MPL é identificado no contexto da lutas pelo direito à cidade, tendo como referência central a luta pela tarifa zero nos transportes coletivos. Tomando como referência a Educação Popular, o trabalho foi produzido tendo como referência documentos e entrevistas com três dos seus participantes. O resultado aponta para a preocupação do movimento em fazer do trabalho educativo uma das suas estratégias para arregimentar novos participantes, em particular nas escolas. Mostra também a preocupação com a formação dos seus militantes, sendo esse assistemático e construído a partir da vontade e orientação descentralizada da base do movimento. O estudo mostra que apesar destas praticas educativas terem identidade com as caracteríticas da tradição da Educação Popular, elas se distanciam no sentido do peso que a formação teórica tem para o trabalho político do movimento,

Author Biography

SERGIO HADDAD, AÇÃO EDUCATIVA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisador da Ação Educativa, professor da Universidade de Caxias do Sul

Published

2016-08-16

Issue

Section

Dossiê Temático - "Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos"