NOVAS FORMAS DE ATIVISMO SOCIAL: O QUE HÁ POR TRÁS DAS MOBILIZAÇÕES DE RUA?

Autores/as

  • SERGIO HADDAD AÇÃO EDUCATIVA

Palabras clave:

Educação Popular. Educação não escolar. Movimento Passe Livre.

Resumen

O trabalho procura desvendar a forma e o sentido que tiveram praticas educativas de um dos movimentos que deram origem às manifestações ocorridas no Brasil em 2013: o Movimento Passe Livre de São Paulo MPL-SP. O MPL é identificado no contexto da lutas pelo direito à cidade, tendo como referência central a luta pela tarifa zero nos transportes coletivos. Tomando como referência a Educação Popular, o trabalho foi produzido tendo como referência documentos e entrevistas com três dos seus participantes. O resultado aponta para a preocupação do movimento em fazer do trabalho educativo uma das suas estratégias para arregimentar novos participantes, em particular nas escolas. Mostra também a preocupação com a formação dos seus militantes, sendo esse assistemático e construído a partir da vontade e orientação descentralizada da base do movimento. O estudo mostra que apesar destas praticas educativas terem identidade com as caracteríticas da tradição da Educação Popular, elas se distanciam no sentido do peso que a formação teórica tem para o trabalho político do movimento,

Biografía del autor/a

SERGIO HADDAD, AÇÃO EDUCATIVA

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisador da Ação Educativa, professor da Universidade de Caxias do Sul

Publicado

2016-08-16

Número

Sección

Dossiê Temático - "Educação não escolar de adultos: estudos sobre educação popular e educação para os direitos humanos"