<strong>EDUCATIONAL POTENTIAL OF E-PORTFOLIOS</strong>

Authors

  • Maria João Gomes Universitária Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho
  • Ana Paula Alves Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho

Keywords:

portfolios - e-portfolio - digital portfolios

Abstract

This paper discusses the different types of portfolios and how these can be explored in education. Starting from the idea that portfolios can be both a learning and teaching strategy and an educational resource for students and teachers, the paper discusses the potential of portfolios as i) a regulatory process for teaching and learning, ii) a strategy for promoting communication between teachers, students and parents, and iii) an element of promoting change in educational praxis.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria João Gomes, Universitária Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho

Licenciada em Ensino de Biologia e Geologia, Mestre em Educação na área de especialização de Informática no Ensino e Doutorada em Educação na área de especialização em Tecnologia Educativa. Actualmente é Professora no Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga – Portugal). Tem leccionado diversas unidades curriculares no âmbito de cursos de graduação e pós-graduação, nomeadamente “Educação e Tecnologias Multimédia” e “Ensino a Distância e e-Learning”. É autora de mais de sessenta textos na área das tecnologias da informação e comunicação na educação, entre livros, artigos e comunicações em eventos científicos. Actualmente é Directora da revista electrónica “Educação, Formação & Tecnologias” e membro do conselho de redacção da “Revista Portuguesa de Educação”.

Ana Paula Alves, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativa Instituto de Educação, Campus de Gualtar Universidade do Minho

Licenciada em Ensino de Matemática, com Pós-Graduação em Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Lusíada e é Mestre em Educação na área de especialização de Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho. É professora de Matemática do 3o ciclo do ensino básico em Braga – Portugal, tendo nos últimos anos desenvolvido actividades ao nível da formação de professores nomeadamente na orientação de estágios profissionais e na realização de actividades de formação contínua de professores no âmbito das Tecnologias e ensino da Matemática. Desde 2007, que desenvolve um projecto de Investigação – Acção, relacionado com a integração de portefólios digitais em escolas de ensino não superior, no âmbito do doutoramento em ciências em educação que se encontra a realizar na Universidade do Minho, tendo sido co-autora de diversas publicações nesta área

How to Cite

Gomes, M. J., & Alves, A. P. (2010). <strong>EDUCATIONAL POTENTIAL OF E-PORTFOLIOS</strong>. Revista E-Curriculum, 5(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3351

Issue

Section

Artigos