O ensino de história das diretrizes do estado do Paraná e da Base Nacional Comum Curricular

divergências teóricas e aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p646-668

Palavras-chave:

ensino de história, diretrizes do Paraná, BNCC

Resumo

O presente artigo discute o ajustamento estabelecido pelo Referencial Curricular do Paraná (2018) entre as propostas de ensino de História das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História do estado do Paraná (2008) e da Base Nacional Comum Curricular (2018) dos anos finais do ensino fundamental. A análise de conteúdo (BARDIN, 1977) pautou-se nas contribuições teóricas do campo da Educação Histórica e da Teoria da História de Jörn Rüsen e sua Teoria da Aprendizagem Histórica (2012). O entendimento foi de que o RC (2018) buscou dar continuidade ao caminho potente que está sendo construído e referenciado na própria História pelo ensino de História, no estado do Paraná, na contramão da BNCC (2018), em nível nacional, com a proposta de desenvolvimento de competências e habilidades.

Biografia do Autor

Renata Madureira Pavan, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em História pela Universidade Estadual dor Norte do Paraná, Especialista em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de História e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores, educação histórica, saberes escolares e saberes docentes. Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e do Mestrado em História. Atualmente desenvolve o Projeto de Pesquisa: Ensinar História: Um estudo sobre as práticas de ensino e a produção de narrativas históricas por professores de História da Educação Básica. (Paraná- São Paulo - 1998 - 2014) com financiamento do Cnpq(2015-2017).Líder do grupo de pesquisa História e Ensino desde 1994. Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Paraná((2009) e Pós doutora em Educação Histórica pela Universidade do Minho em Portugal (2013).Coordenadora do PDE/ História/UEL 2014/2017. Coordenadora do PIBID/História da Universidade Estadual de Londrina 2014/2019. Investigadora do Centro de Investigação Transdiciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto em Portugal no grupo de investigação: Educação e desafios societais. Membro associado Quarterly Franklin Membership (ID#RH10165 ), em janeiro de 2020 através de convite formal realizado por Dr. Wael A. - Chief Author London Journals Press.

 

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2022-06-29

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Artigos