Programas de formação docente em saúde de instituições públicas de ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e54249Palavras-chave:
administração de recursos humanos, docentes, capacitação de professores, instituições de ensino superiorResumo
Programas de formação de professores no ensino superior em saúde têm sido uma estratégia de educação permanente. Objetivou-se caracterizar práticas de formação docente em instituições de ensino superior públicas da área de saúde no Brasil, em relação à concepção de formação docente, objetivos, institucionalização, formatos, temáticas e avaliação dos programas. Utilizou-se a pesquisa social exploratória e explicativa de abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os programas, na sua maioria, não são institucionalizados, têm objetivos distintos e diversas estratégias são utilizadas como cursos, seminários, workshops, disciplinas nas pós-graduações e pesquisa. Os temas versam sobre as metodologias de ensino-aprendizagem. Houve o predomínio da concepção técnica e os programas desenvolveram-se a partir do pressuposto conceitual de formação docente dos profissionais envolvidos.
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