School Curriculum and Teaching

Spaces and Reports on Human Finitude and Existential Anguish

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59379

Keywords:

finitude; existential anguish; teaching.

Abstract

This paper presents data obtained from field research, developed in a focus group mode, intending to discuss existential anguish and issues on human finitude as part of the high school curriculum of a public school in the West region of the state of Santa Catarina, Brazil. Five meetings with ten teachers who work in a high school took place, lasting 60 minutes each meeting. This research has a qualitative nature and the interpretation of the data followed the hermeneutics approach. This work discusses the definition of school curriculum and its role in the school context. Also, it relates teaching practices with the curricular disciplinary contents applied in daily school activities. From the reports of the high school teachers, experiences and actions related to human finitude and existential anguish were identified.

Author Biographies

Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler, Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai e Das Missões

Psicóloga -  Graduada pela UNOESC-  São Miguel do Oeste - SC
Especialização em psicologia Clínica Ampliada  – Uri –  Frederico Westphalen - RS|
Especialização em tanatologia  Humana  – UNISANTA –  SP
Especialização em Docência no Ensino Superior- URI –  Frederico Westphalen- RS
Formação e aprimoramentos em luto e perdas pela Clínica Luspe- Caxias do Sul- RS
Formação em psicologia Hospitalar- Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba- PR
Mestrado em Educação- URI –  Frederico Westphalen – RS
Doutoranda em Educação - URI –  Frederico Westphalen – RS

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim) , Cataventos (UNICRUZ - Cruz Alta) e Revista Eletrônica Vivências (URI). Atuou como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006 até 2018. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES . Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017). Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil (CRV, 2018). Kant e a educação em diálogo permanente (CRV, 2018). Primeiros Passos na docência: horizontes, vozes, sentimentos e emoções (2021). 

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Published

2023-03-30

Issue

Section

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...