Currículo y Práctica Profesional Docente

Espacios Construidos y Experiencias con el Tema Finitud Humana y Angustia Existencial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59379

Palabras clave:

finitud; angustia existencial; práctica docente.

Resumen

Este artículo incluye datos de una investigación de campo, en modo de grupo focal, con el objetivo de investigar sobre la presencia de la angustia existencial y preocupaciones con la finitud humana como temas del currículo escolar de estudiantes de secundaria de una escuela pública de la región oeste de Santa Catarina. Se realizaron cinco encuentros con diez docentes que laboran en la escuela secundaria, cada encuentro con una duración de 60 minutos. La investigación tiene un enfoque cualitativo y la interpretación de los datos siguió el enfoque teórico hermenéutico. También define el término currículo y su aplicabilidad en el contexto escolar. Hace una relación entre la práctica docente y los contenidos disciplinares curriculares aplicados en el aula. A través de los relatos de profesores de secundaria, buscamos identificar los espacios construidos y las experiencias con el tema de la finitud humana y la angustia existencial.

Biografía del autor/a

Rosilei dos Santos Rodrigues Kepler, Universidade Regional Integrada Do Alto Uruguai e Das Missões

Psicóloga -  Graduada pela UNOESC-  São Miguel do Oeste - SC
Especialização em psicologia Clínica Ampliada  – Uri –  Frederico Westphalen - RS|
Especialização em tanatologia  Humana  – UNISANTA –  SP
Especialização em Docência no Ensino Superior- URI –  Frederico Westphalen- RS
Formação e aprimoramentos em luto e perdas pela Clínica Luspe- Caxias do Sul- RS
Formação em psicologia Hospitalar- Hospital Pequeno Príncipe – Curitiba- PR
Mestrado em Educação- URI –  Frederico Westphalen – RS
Doutoranda em Educação - URI –  Frederico Westphalen – RS

Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Possui Mestrado em Antropologia Filosófica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e graduação em Filosofia pela Faculdade Filosofia Imaculada Conceição (1987). Tem experiência na área de Filosofia, Antropologia Filosófica, Formação de Professores e Filosofia da Educação com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, educação escolar, aprendizagem, docência universitária e formação docente. Foi Pró-Reitor de Ensino da URI de 2016-2018. É Reitor da URI para a Gestão 2018-2022 e professor titular dos cursos de graduação e pós-graduação do Câmpus de Erechim e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Câmpus de Frederico Westphalen. Membro do Conselho Editorial das Revistas Educação (UFSM), Perspectiva (URI- Erechim) , Cataventos (UNICRUZ - Cruz Alta) e Revista Eletrônica Vivências (URI). Atuou como Avaliador Institucional e de Cursos do INEP, conforme Portaria do MEC n 1.751, de 27 de outubro de 2006 até 2018. Líder do grupo de pesquisa Ética, Educação e formação de professores, certificado pelo CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior - NEPPES . Autor dos livros: Teoria e saberes docentes (Edifapes, 2002), Primeira Infância: espaço e tempo de educar na aurora da vida (Edifapes, 2012) e Professor reflexivo: prática emancipatória? (CRV, 2015); As TICS nos labirintos da prática educativa (CRV, 2016); Neurociência Cognitiva para educadores: aprendizagem e prática docente no século XXI (CRV, 2016), Acolhimento da criança de 3 a 5 anos na Escola de Educação Infantil (CRV, 2017). Entre o poder e a submissão: competências e marcos legais para a formação de professores que ensinam matemática no Brasil (CRV, 2018). Kant e a educação em diálogo permanente (CRV, 2018). Primeiros Passos na docência: horizontes, vozes, sentimentos e emoções (2021). 

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Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Dossiê ABdC: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida...