Pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores

um novo design de ensino e de aprendizagem em Matemática

Autores

  • Jeremias Ferreira da Costa Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná https://orcid.org/0000-0002-6419-1585
  • Sérgio Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Tânia Teresinha Bruns Zimer Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-9353-7944
  • Ettiène Cordeiro Guérios Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65826

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo - TPACK, Estágio Curricular Supervisionado

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com licenciandos da Prática de Docência em Física e Matemática I com discussões dos conceitos de Pensamento Computacional (PC) e proposta de construção de projetos de docência. O objetivo é analisar a compreensão dos licenciandos sobre Pensamento Computacional, as observações realizadas no campo do estágio e a construção do Projeto de Docência. Participaram 15 licenciandos, para análise dos dados utilizamos apenas seis resultados. A metodologia de análise é qualitativa. Os resultados mostraram que houve compreensão dos conceitos de PC, nas observações no campo de estágio compreenderam as dificuldades de ensinar Matemática e construíram um Projeto de Docência inovador com Ensino Híbrido com Rotação por Estações de Aprendizagem para o Ensino de Matemática, com programação por blocos.

Biografia do Autor

Jeremias Ferreira da Costa, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná

Doutor em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR). Professor QPM na Educação Básica na SEED/PR, leciono das disciplinas de Física e Matemática. Supervisor do Estágio Curricular Supervisionado na Educação Básica em Física e Matemática

Sérgio Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP). Professor Titular do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR, atuando nos PPGs em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-TPEN). Um dos líderes do GPEACM.

Tânia Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação (USP). Professora Titular do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da UFPR, atuando nos PPGs em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-TPEN). Uma das líderes do GPEACM.

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Matemática (UNICAMP). Professora Titular na Universidade Federal do Paraná, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE-TPEn).Membro do Comitê Científico do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin. Vice coordenadora da Rede Nacional de Escolas Criativas (RIEC) regional do Paraná

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Publicado

2025-12-02

Como Citar

Costa, J. F. da, Camargo, S., Zimer, T. T. B., & Guérios, E. C. (2025). Pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores : um novo design de ensino e de aprendizagem em Matemática. Revista E-Curriculum, 23, e65826. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65826

Edição

Seção

Artigos