Pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores
um novo design de ensino e de aprendizagem em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65826Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Conhecimento Pedagógico e Tecnológico do Conteúdo - TPACK, Estágio Curricular SupervisionadoResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida com licenciandos da Prática de Docência em Física e Matemática I com discussões dos conceitos de Pensamento Computacional (PC) e proposta de construção de projetos de docência. O objetivo é analisar a compreensão dos licenciandos sobre Pensamento Computacional, as observações realizadas no campo do estágio e a construção do Projeto de Docência. Participaram 15 licenciandos, para análise dos dados utilizamos apenas seis resultados. A metodologia de análise é qualitativa. Os resultados mostraram que houve compreensão dos conceitos de PC, nas observações no campo de estágio compreenderam as dificuldades de ensinar Matemática e construíram um Projeto de Docência inovador com Ensino Híbrido com Rotação por Estações de Aprendizagem para o Ensino de Matemática, com programação por blocos.
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