CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS ENTRE REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM ESTÁGIO E O CURRÍCULO: O CASO DA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃO DA UECE/UAB

Autores/as

  • Francisca Lindvania da Silva Vieira Universidade Estadual do Ceará
  • Adriano Silveira Machado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1031-8066

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p79-106

Palabras clave:

Consonâncias, Dissonâncias, Formação, Prática Docente, Computação.

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre currículo e atividades atinentes ao magistério, partindo do problema: Quais são as consonâncias e as dissonâncias entre expressões reflexivas de licenciandos concludentes em Informática/Computação, que cursaram, na íntegra, o estágio curricular obrigatório e os currículos da formação e da prática docente do professor de Informática/Computação? Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a análise categorial, técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), que norteou a categorização de dezesseis temáticas, emersas a partir de leituras, interpretações e análises de cento e quarenta e seis comentários coletados de três fóruns de discussão, referentes às três disciplinas do estágio cursado, tarefas requeridas dos licenciandos no MOODLE. Após o processo de categorização, as dezesseis temáticas foram discutidas com base em proposições curriculares nacionais sobre formação/prática docente, que ocorre tanto no espaço acadêmico como no escolar. Seis consonâncias e quatro dissonâncias são os principais resultados deste estudo e evidenciam fatores que circundam o ensino e a formação educacional em Informática/Computação, principalmente no contexto que foi delineado na investigação.

Biografía del autor/a

Francisca Lindvania da Silva Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Informática pela Universidade Estadual do Ceará em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Tecnologias Digitais na Educação Básica pela UECE.

Adriano Silveira Machado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Didática de Ciências e Tecnologias com especialização em Didática de Ciências Físicas na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal, mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), professor pesquisador I, formador do curso de Especialização em Educação Profissional Científica e Tec­nológica (EPCT), e do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe).

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação e membro do grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Informática/Computação da UECE.

Citas

ALVES, Lynn. Um olhar pedagógico das interfaces do moodle. In: ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Orgs.). MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

______. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. DECRETO Nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Diário Oficial da União, DF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.

_______. Conselho Nacional de Educação. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, Curso de Licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Brasília, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2016.

_______. Ministério da Educação. PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

_______. DECRETO Nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Diário Oficial da União, DF, 2006. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5800.htm>. Acesso em: 05 mar. 2016.

_______. Ministério da Educação. Resultado do processo seletivo de pólos e cursos referentes ao edital 01/2006-CAPES/SEED/MEC. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/UAB/%20i%C3%A1rio_oficial_republicacao4.pdf>. Acesso em: 07 mar. 2016.

_______. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. Parecer CNE/CES nº 136/2012, aprovado em 8 de março de 2012. 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991>. Acesso em: 09 mar. 2016.

______. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução

CNE/CP N° 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, out./dez., 2006.

FERRAZ, Odbália. Tecendo saberes na rede: o moodle como espaço significativo de leitura e escrita. In: ALVES, Lynn; BARROS, Daniela; OKADA, Alexandra (Orgs.). MOODLE: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 2 ed. São Paulo: ARTMED, 2002.

FREITAS, Wesley Ricardo de Souza; JABBOUR, Charbel José Chiappetta. Utilizando estudo de caso(s) como estratégia de pesquisa qualitativa: Boas práticas e sugestões. ESTUDO & DEBATE, Lajeado, v. 18, n. 2, p. 07-22, 2011.

JARDILINO, José Rubens Lima. Políticas de formação de professores em conflito com o currículo: estágio supervisionado e PIBID. Educação, Santa Maria v. 39, n. 2, p. 353-366, mai./ago., 2014.

LEITE, Maria Teresa Meirelles. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle na prática docente: conteúdos pedagógicos. UNIFESP, 2006. Disponível em: <http://www.virtual.unifesp.br/cursos/oficinamoodle/textomoodlevvirtual.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MACHADO, Adriano Silveira. Interação, interatividade e comunicação no processo de mediação pedagógica na educação on-line. Revista Educere et Educare, v. 9, n. 18, p. 765-779, jul./dez., 2014.

MACHADO, Michelle Jordão; AQUINO, Vânia. O estágio supervisionado no programa de formação de professores: contribuição das mídias interativas para a reflexão da prática docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 1-17, jun., 2009.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre, Artmed, 2000.

SILVA, Marcos Paulo da. Perspectivas sobre a análise de conteúdo no estudo da gestão do conhecimento. Tekhne e Logos, Botucatu, v.4, n. 3, p. 2-16, dez./mar., 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Plano de disciplina. Curso de Graduação em Computação Licenciatura a Distância. Centro de Ciência e Tecnologia, UECE/UAB, 2014. 111 p. Disponível em: Disponível em: <http://www.uece.br/computacaoead/>. Acesso em: 10 mar. 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015. 194 p. Fortaleza: EDUECE, 2011. Disponível em: <http://www.uece.br/uece/dmdocuments/pdi_2011_2005.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2016.

_______. Projeto Político Pedagógico: Licenciatura em Computação a Distância. 138 p. Centro de Ciência e Tecnologia, Fortaleza, 2014. Disponível em: Disponível em: <http://www.uece.br/computacaoead>. Acesso em: 29 fev. 2016.

VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa. Introdução à educação a Distância. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.

Publicado

2019-03-29

Número

Sección

Artigos