<strong>CIBERDESIGN: ESTRATÉGIAS DE (IN)FORMAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO VISUAL</strong>

Autores/as

  • Cláudio Xavier Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro - Portugal

Palabras clave:

Ciberdesign. Operativo. Errância. (in)formação. Alfabetização Visual.

Resumen

om a disseminação e uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), e a emergência de uma era ciber (de cibernética, ciberespaço, cibercorpo, ciberdesign etc), vê-se transformações socioculturais e na cotidianidade dos sujeitos, a partir de um novo contexto de relacionamento e aprendizagem mediado por imagens em ambientes virtuais, de modo a propor e predispor esses sujeitos a relações de interação e troca como na realidade real. Para este cenário, novos referenciais precisam ser considerados de modo a reconhecer e resgatar no sujeito contemporâneo a autonomia como condição indispensável para a participação efetiva na construção do devir coletivo, mediante novos processos de (in)formação. Este novo contexto, impõe ao sujeito/usuário um novo comportamento, de modo a exigir certa habilidade com imagens em um nível de participação que importa a errância. Com isto, o que se propõe aqui é uma análise e classificação quanto ao desenvolvimento e aplicabilidade do ciberdesign em interfaces hipertextuais e interativas, como um recurso ou possibilidade para uma alfabetização visual.

Biografía del autor/a

Cláudio Xavier, Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro - Portugal

Claudio Xavier, é Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia e aluno de doutoramento no curso de Ciências e Tecnologias da Comunicação, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro/Portugal. Bolsista CAPES-Governo Brasileiro. Lídia J. Oliveira L.Silva é Doutora em Ciências e Tecnologia da Comunicação pela Universidade de Aveiro e Professora Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro/Portugal.

Publicado

2010-07-04

Número

Sección

Artigos