<strong>USO DO COMPUTADOR E REDE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA VISÃO DE DOCENTES DO ENSINO ESTADUAL</strong>

Autores/as

  • Lúcia Regina Goulart Vilarinho Universidade Estácio de Sá (RJ).

Palabras clave:

Informática educativa. Prática pedagógica. Dificuldades de docentes

Resumen

É notória a resistência de professores ao uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na prática pedagógica. Há, no entanto, hoje, uma forte pressão para que os professores se apropriem das tecnologias, utilizando-as de forma crítica e criativa com seus alunos. Em face desse descompasso, julgamos oportuno investigar como professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro visualizam a inserção do computador e rede na sala de aula. A pesquisa, de natureza qualitativa, visou responder às seguintes questões: (a) quais as dificuldades desses docentes em relação ao uso da informática educativa; (b) que motivos levam esses sujeitos a não utilizarem a informática educativa em suas aulas? (c) como eles vêem o uso dessa tecnologia na escola? (d) como a escola deve se organizar para dinamizar o uso da informática? Os dados coletados, organizados com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2000), foram confrontados com posições de autores que discutem o uso crítico das TIC. Ficou evidente que os professores têm uma posição disjuntiva, que coloca na gestão da escola a responsabilidade total pelo uso das tecnologias, seja em termos de adquiri-las como em relação ao sucesso dos projetos que as incluem.

Biografía del autor/a

Lúcia Regina Goulart Vilarinho, Universidade Estácio de Sá (RJ).

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica de Salvador (Bahia); Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professora aposentada da UFRJ; desde 1996 atua como docente nos Cursos de Mestrado em Educação e Direito da Universidade Estácio de Sá (RJ)

Número

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Artigos