<strong>TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE EDUCADORES E RECURSIVIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA: TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CURRÍCULO</strong>

Autores/as

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Novas tecnologias em educação, formação de educadores, educação a distância, contextualização, articulação teoria-prática

Resumen

As tecnologias, especialmente as tecnologias de informação e comunicação, com as características intrínsecas de registro, busca, recuperação e atualização de informações, comunicação e produção de conhecimento abrem novas perspectivas para a aprendizagem, o ensino, a formação de educadores e a pesquisa científica, evidenciando a necessidade de compreender suas contribuições ao desenvolvimento científico. Este artigo apresenta as bases teóricas e metodológicas dos projetos de pesquisa e formação de educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP desenvolvidos desde a criação da linha de pesquisa Novas Tecnologias em Educação, evidenciando investigações sobre a formação de educadores e de pesquisadores em novos espaços, atentando para as potencialidades das tecnologias em relação aos propósitos pretendidos.

Biografía del autor/a

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora da PUC-SP, Departamento Ciência da Computação e Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação. Doutora em Educação, PUC-SP. Coordenadora do Projeto de formação de gestores educacionais “Gestão escolar e tecnologias”, da PUC-SP em parceria com Microsoft Brasil e Secretarias de Estado da Educação de São Paulo e de Goiás. Autora de publicações sobre tecnologia, educação a distância e formação de educadores. Última publicação: Inclusão digital do professor. Formação e prática pedagógica. São Paulo: Ed. Articulação, 2004. Co-organizadora das obras: Educação a distância via Internet; Gestão Educacional e Tecnologia, da Coleção Formação de professores, Ed. Avercamp, 2003.

Número

Sección

Edição Suplementar