<strong>AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E LIMITES</strong>
Palabras clave:
ensino superior – paradigmas de avaliação - avaliação pelos pares – avaliação bibliométrica – avaliação de produção científicaResumen
O artigo analisa o debate sobre a avaliação da produção docente no ensino Superior focando, de modo especial, a avaliação nos Programas de Pós-Graduação no Brasil. Para isso, dois paradigmas de avaliação são abordados: avaliação pelos pares e avaliação pela quantificação das citações nas bases de dados e das classificações dos veículos de publicação (editoras, periódicos, apostilas etc.). Conclui-se que a avaliação por quantificação suplantou a tradição avaliativa qualitativa dos docentes do ensino superior. Cada vez mais, tem-se utilizado parâmetros numéricos para dimensionar a produção e a qualidade dos docentes. A quantificação encontra suporte nas bases de dados disponíveis e em sistemas de classificação dos meios que publicam as produções acadêmicas. Os processos avaliativos provocam debates tanto em relação à pertinência quanto à validade dos seus critérios. Nesse debate, expressa-se a posição dos que defendem um padrão de gestão do ensino superior apoiado em resultados quantificáveis e, em contrapartida, é veemente a oposição de pesquisadores a esses critérios, pela falibilidade e impertinência desses para as ciências humanas e sociais.Métricas
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Chizzotti, A., & Ponce, B. J. (2010). <strong>AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES E LIMITES</strong>. Revista E-Curriculum, 5(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3391
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Artigos
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