EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E CURRÍCULO: HIPERTEXTO COMO PERSPECTIVA DE FLEXIBILIDADE E DESIGN PEDAGÓGICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p616-645

Palavras-chave:

Educação a distância, Currículo, Design pedagógico, Hipertexto, Tecnologias.

Resumo

Este estudo constitui uma construção teórica em torno da EaD seus tipos, metodologias e tecnologia, do currículo e suas diversas possibilidades de constituição experiencial, tendo o hipertexto como base para se pensar em perspectivas mais abertas e ampliadas para o desenvolvimento de práticas curriculares, principalmente, na EaD a partir da constituição de design pedagógico que possibilite o desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da inventividade e, ao mesmo tempo, possam implicar os sujeitos no processo formativo. As discussões sobre o currículo propostas aqui não se circunscrevem apenas à EaD, pois a proposta de pensar o currículo sob a chave de análise da EaD e dos design pedagógicos que o conformam na ambiência on-line constitui um passo teórico importante no sentido de validar os caminhos próprios da EaD, demonstrando o quanto essa modalidade tem a contribuir para a Educação em termos de aportes teórico-metodológicos os quais podem ser integrados à educação presencial, seja pela via da importação, seja pela via da hibridização das modalidades na linha do blended learning. Portanto, este estudo é uma reflexão acerca das diversas possibilidades apresentadas pela EaD enquanto Educação mediada pelas tecnologias para um repensar das perspectivas de currículo e metodologia desenvolvidas no contexto da formação de maneira geral.

Biografia do Autor

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, pesquisadora no campo do currículo, formação, educação a distância, tecnologia educacional e digitais, prática pedagógica e inovação. Professora Adjunta do Departamento de Educação I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) atuando na graduação e no Programa de Pós-Praduação em Educação e Contemporaneidade(mestrado e doutorado), no qual é professora permanente. Lider do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, EaD e Curriculo (ForTEC).

Emanuel do Rosário Santos Nonato, Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educação - Campus I

Possui graduação em Letras Vernáculas com Inglês, Especialização em Literatura , Mestrado em Educação e Contemporaneidade ) e Doutorado em Difusão do Conhecimento. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação I, vice-líder do grupo de pesquisa FORTEC. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando principalmente como docente e pesquisador nos seguintes temas: TIC, Educação e TIC, hipertexto, hiperleitura e Educação a Distância.

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos