GÊNERO EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO E CURRÍCULO: DO DIREITO ÀS INVENÇÕES

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso Professora do Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe. https://orcid.org/0000-0003-4091-9110
  • Ann Letícia Aragão Guarany Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Sergipe. https://orcid.org/0000-0003-1504-8026
  • Lynna Gabriella Silva Unger Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe. https://orcid.org/0000-0002-0207-157X
  • Manuella de Aragão Pires Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Sergipe. https://orcid.org/0000-0003-2854-984X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1458-1479

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Currículo, Gênero, Sexualidade, Direitos Humanos.

Resumo

Nos últimos tempos, temos presenciado enunciações que materializam os efeitos da onda conservadora que paira em território nacional. A escola nesse contexto é campo de batalha prioritário, além de ser um dos alvos principais dos vetos e protestos da sociedade civil e dos representantes políticos, o que por vezes se materializa nas mudanças das políticas públicas educacionais. É sob tal conjuntura política e sobre direitos educacionais conquistados, especificamente, no que se refere à gênero nas últimas décadas que trataremos aqui. Ao analisarmos leis, diretrizes e bases nacionais, destacamos as políticas públicas como efeitos de diferentes moldes que lutam para capturar condutas, formar e conduzir racionalidades. A partir das análises, observamos movimentos de inscrição de diversos grupos excluídos (ou expulsos) do cenário educacional, bem como o incentivo às promoções de modo positivo em avaliações e materiais pedagógicos. Porém, gênero como sinônimo de sexo biológico é o conceito usado prioritariamente nos documentos e pouco se promove a desconstrução de normas de gênero e como invenções de novos modos de existência.

Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, Professora do Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe.

Professora do Departamento de Educação (DEDI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC) da instituição local. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social - na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos - e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciada em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação e tem investigado infâncias, gêneros, sexualidades, corpos e dispositivos em currículos.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"