EL CURRÍCULUM ENTRE LO QUE HICIERON Y LO QUE QUEREMOS HACER SOBRE CON NOSOTROS: EFECTOS DE LAS DISPUTAS ENTRE CONOCIMIENTOS Y OPINIONES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1414-1435

Palabras clave:

Currículum, Conocimiento, Valor, Diferencia, Género.

Resumen

Este artículo trae resultados de una investigación que buscaba saber como maestras/os de la escuela básica están recibiendo el ataque sistemático que viene haciéndose al conocimiento, y cómo lidian con los moralismos generalizados junto al intento de controlar el conocimiento que se debe enseñar en la escuela. Trabajando desde una perspectiva poscrítica del currículo, el articulo desarrolla dos argumentos: el primero es que fue posible identificar, entre diferentes maestras/os de primaria, una comprensión que, por el grado de ignorancia que se hizo evidente en Brasil, necesitan ser defensoras/es del conocimiento y acogedoras/es de la diferencia; el segundo argumento es que nuestras criticas y las criticas de las/os maestras/os son importantes, pero es solo un primer paso en nuestra lucha para crear potenciales. Luego el artículo muestra que tan importante como esta crítica es aprender a vernos afectados por las alegrías activas de las diferencias creadoras en nosotros y en los demás, a practicar el poder de educar para la libertad de crear valor, para también crear nuestro destino!

Biografía del autor/a

Marlucy Alves Paraíso, UFMG

É professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua desde 1995 e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade desde 2003. É pesquisadora 1C do CNPq. Atualmente é Vice-presidente da ABdC: Associação Brasileira de Currículo (2019-2021). É Chefe do Departamento de Administração Escolar (DAE) da FaE/UFMG (2019-2020); Membro do Núcleo Docente Estruturante da FaE/UFMG (2018-2020) e Membro da Comissão de Acompanhamento e Auto-Avaliação do Programa de pós-graduação da FaE/UFMG. É Coordenadora do GECC: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas da FAE/UFMG, que fundou em 2002 e coordenou nos seguintes períodos: 2002 a 2004, 2006 a 2008 e 2013 até a atualidade. É Organizadora e coordenadora da Série de livros "Memórias, Docências e Currículos" da Editora Brazil Publishing e Membro do Staff Científico da dessa Editora. Foi coordenadora da linha de pesquisa "Currículos, Culturas e Diferença" do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG de março de 2015 (quando a linha foi criada) até fevereiro de 2018. Foi Coordenadora da Comissão de Acompanhamento e Auto Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG de fevereiro de 2015 a fevereiro de 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG no período de maio de 2010 a outubro de 2012. Foi membro da Comissão Editorial de Educação em Revista (FAE/UFMG) durante 4 anos (de 2006 a 2010). Foi parecerista do GT currículo da ANPEd no período de 2002 a 2008. Foi Professora Colaboradora do Mestrado em Currículo da Universidade Salesiana de Quito (Equador) de 2005 a 2008. Concluiu em janeiro de 2015 um Estágio Sênior na Universidade de Barcelona - Espanha (realizado de fevereiro de 2014 a janeiro de 2015), com Bolsa CAPES. Fez Pós-Doutorado (PHD) em Educação na Faculdad de Filosofia y Ciências de la Educación de la Uiversidad de Valência Espanha (2009) com bolsa CAPES; Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). 

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Publicado

2019-12-19

Número

Sección

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"