Currículo, memoria y conciencia histórica en la formación del sujeto según la Base Nacional Común Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e53489

Palabras clave:

Base Nacional Común Curricular, sujeto, memoria, historia

Resumen

En este artículo, nuestro objetivo era realizar una reflexión acerca de la constitución de sujeto guiada por la Base Nacional Común Curricular (BNCC), enfocando cuestiones las cuales nos permiten analizar los conceptos de currículo, memoria e historia, con base en las teorías críticas de Le Goff (1990), Silva (1998), Libâneo (2012), Martins (2019), entre otros autores. Metodológicamente, optamos por un enfoque cualitativo por medio de revisión bibliográfica y estudio documental. Nuestro cuestionamiento principal es: ¿en qué medida la constitución de sujeto promulgada por la BNCC converge, verdaderamente, con una formación emancipatoria y reflexiva? A nuestro juicio, los conceptos que ahora se presentan son fundamentales para la formación de un sujeto situado históricamente en su tiempo, es decir, un ciudadano.

 

Biografía del autor/a

Luan Tarlau Balieiro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pelo mesmo Programa e Universidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC) certificado pelo CNPq. Especialista em Docência na Educação Superior pelo Centro Universitário Metropolitano de Maringá (UNIFAMMA) e em Libras pela mesma instituição. Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes.

Mário Luiz Neves de Azevedo, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) junto ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Doutor em Educação pela FE da USP, com estágio de pesquisa (bolsa-sanduíche/CAPES) no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP-França). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior (GEDUC) certificado pelo CNPq. Pesquisador do CNPq.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) junto ao Departamento de Fundamentos da Educação (DFE) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE). Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).  Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação nas épocas Antiga e Medieval (GTSEAM) certificado pelo CNPq. Pesquisadora do CNPq.

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Publicado

2023-11-30

Número

Sección

Artigos