Sociomuseologia, Diversidade e Educação

Por um Currículo Crítico, Plural e Dialógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p319-346

Palavras-chave:

sociomuseologia, currículo, museologia, cultura, educação

Resumo

Neste artigo, reflete-se sobre o cenário dos museus e das instituições de memória e suas interfaces com o currículo do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação, fundamentado na Sociomuseologia, oferecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no âmbito da Educação Continuada. Tem-se como objetivo compreender algumas das habilidades e competências requeridas ao profissional da área de museus na contemporaneidade, a fim de evidenciar o alargamento das funções e das práticas museológicas e enfatizar o museu contemporâneo enquanto lócus de ensino, pesquisa e extensão que possibilita a apropriação de fenômenos culturais, sociais e políticos. A discussão é permeada por pesquisas que aliam as experiências de trabalhos do cotidiano dos museus, seus impactos na relação com a aprendizagem, o exercício da docência em diferentes níveis e as práticas museológicas educativas e interdisciplinares.

Biografia do Autor

Luciana Pasqualucci, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo - SP, Brasil. Professora e coordenadora do curso de Especialização em Museologia, Cultura e Educação.

Pós-doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT. Doutora e mestre em Educação: Currículo, pela PUC-SP. Pesquisadora do grupo Políticas de Educação/Currículo no Brasil -CNPq/PUC-SP. Membra cofundadora do projeto PUC MUSEUS - PUC-SP. Coordenadora do Grupo Sociomuselogia, Pensamento crítico e Universidade, vinculado à Cátedra UNESCO "Educação, Cidadania e Diversidade Cultural".  Membra do ICOM: The International Council of Museum / CECA: Committee for Education and Cultural Action. Vinte anos de atuação na área educacional como docente, autora, consultora, palestrante e gestora. 

Alberto Luiz Schneider, Pontifícia Universidade católica de São Paulo - PUC-SP. Faculdade de Ciências Sociais.

Professor de História do Brasil e membro do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Também é professor do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental, na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). É doutor em História pela UNICAMP, com pós doutorado na USP e no KING’S COLLEGE LONDON.

Judite Primo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

Doutora em Educação pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (2007), Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2000) e Licenciada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1996). Titular da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural''. Investigadora Principal da FCT – CeiED onde desenvolve o projeto “Teoria e Prática da Sociomuseologia.” Professora Universitária na área da Sociomuseologia na Universidade Lusófona e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento – CeiED.iED.

Mario Moutinho, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - ULHT

Doutor em Antropologia pela Universidade de Paris VII-Jussieu, Arquiteto pela Escola nacional Superior de Belas-Artes de Paris, Coordenador do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Membro da Coordenação da Cátedra UNESCO “Educação Cidadania e Diversidade Cultural da mesma universidade. Vice-presidente e fundador do Movimento Internacional para uma Nova Museologia MINOM-ICOM.

Referências

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção visual. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994.

BILÉSIMO, Ângelo. Construindo a Sociomuseologia: uma análise das teses defendidas no Doutoramento em Museologia da ULHT (2008-2020). Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 60, n. 16, p. 21-42, 2020. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/7240. Acesso em: 12 maio 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Supremo Tribunal Federal, Secretaria de Documentação, 2018.

BREFE, Ana Claudia. Museu Paulista: Affonso Taunay e a memória nacional. São Paulo: Editora Unesp; Museu Paulista, 2005.

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Museologia e museus: os inevitáveis caminhos entrelaçados. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, n. 25, p. 5-20, 2006. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/42. Acesso em: 12 maio 2021.

CANCLINI, Néstor García. O patrimônio cultural e a construção imaginária do nacional. Tradução de Mauricio Santana Dias. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural, Brasília, n. 24, p. 95-115, 1994. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat23_m.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

CASALI, Alipio; PASQUALUCCI, Luciana. Museu e formação cultural: inovação curricular na contemporaneidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1315-1335, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1315-1335. Acesso em: 15 jun. 2021.

DESTRUIR uma estátua não resolve, é preciso discutir a memória, diz historiador. UOL, [s. l.], 11 jun. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2020/06/11/destruir-uma-estatua-nao-resolve-e-preciso-discutir-a-memoria-diz-historiador.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GALZO, Weslley. Homenagem ao opressor? Veja 5 estátuas que retratam racistas no Brasil. IG, [s. l.], 11 de junho de 2020. Disponível em: https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2020-06-11/homenagem-ao-opressor-veja-5-estatuas-que-retratam-racistas-no-brasil.html. Acesso em: 15 jun. 2021.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

ICOM. Conselho Internacional de Museus. Declaração de Caracas - ICOM. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 15, n. 15, p. 243-265, 1992. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/345. Acesso em: 15 jun. 2021.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 20 set. 2021

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora Unicamp, 2013.

MANIFESTANTES derrubam estátua do traficante de escravos Edward Colston em Bristol, na Inglaterra. G1, 7 jun. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/06/07/manifestantes-derrubam-estatua-do-traficante-de-escravos-edward-colston-em-bristol-na-inglaterra.ghtml. Acesso em: 15 jun. 2021.

MINON-ICOM. Movimento Internacional para uma Nova Museologia, Conselho Internacional de Museus. Declaración de Córdoba. 2017. Disponível em: http://catedraunesco.ulusofona.pt/wp-content/uploads/sites/170/2019/01/minom_2017_-_declaracion_de_cordoba_-_esp-port-fr-ing_0.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

MOUTINHO, Mário. Definição evolutiva de Sociomuseologia. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, n. 28, v. 28, p. 1-22, 2007. Disponível em: http://www.museologia-portugal.net/files/definicao_evolutiva_de_sociomuseologia.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

MOUTINHO, Mário. Entre os museus de Foucault e os museus complexos. Revista MUSAS Setubal, [s. l.], p. 1-9, 2014. Disponível em: https://ceam2018.files.wordpress.com/2018/07/entre-os-museus-de-foucault-e-os-museus-complexos.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

MUSEU DAS REMOÇÕES. Esculturas. 2016. Disponível em: https://museudasremocoes.com/esculturas/. Acesso em: 15 jun. 2021.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 2-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 31 maio 2021.

OLIVEIRA, Regiane. Nossos monumentos ao racismo. Dom total, 25 set. 2017. Disponível em: https://domtotal.com/fato-em-foco/398/2017/09/nossos-monumentos-ao-racismo/. Acesso em: 15 jun. 2021.

PASQUALUCCI, Luciana. As contribuições do espaço museológico para uma construção interdisciplinar do conhecimento. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9807. Acesso em: 30 maio 2021.

PASQUALUCCI, Luciana. Museu: espaço de produção e reprodução de modos de vida. Revista Museu, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/artigos/8120-museu-espaco-de-producao-e-de-reproducao-de-modos-de-vida.html. Acesso em: 10 maio 2021.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br/memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

PRIMO, Judite (Org.). Museologia e Patrimônio: Documentos Fundamentais: Mesa-Redonda de Santiago do Chile. Tradução Marcelo M. Araújo e Maria Cristina Bruno. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, n. 15, p. 111-121, 1999a. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/335. Acesso em: 20 fev. 2021.

PRIMO, Judite (Org.). Museologia e Patrimônio: Documentos Fundamentais: Declaração de Quebec: Princípios de base de uma Nova Museologia. Tradução Maristela Braga. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, n. 15, p. 243-265, 1999b. Disponível em: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/345. Acesso em: 20 fev. 2021.

PRIMO, Judite. Pensar contemporaneamente a museologia. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, n. 16, p. 5-38, 1999c. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/issue/view/33. Acesso em: 30 maio 2021.

PRIMO, Judite; MOUTINHO, Mário. Sociomuseologia e Decolonialidade: contexto e desafios para uma releitura do mundo. In: PRIMO, Judite; MOUTINHO, Mário (Ed.). Teoria e Prática da Sociomuseologia. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, Departamento de Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – ULHT, 2021. p. 19-38.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2008.

ROLNIK, Raquel. Territórios Negros nas Cidades Brasileiras (etnicidade e cidade em São Paulo e Rio de Janeiro. 2013. Disponível: em: https://raquelrolnik.files.wordpress.com/2013/04/territc3b3rios-negros.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

SCHNEIDER, Alberto Luiz. A invenção (da memória) de São Paulo: os múltiplos discursos bandeirantes. In: SCHNEIDER, Alberto Luiz (Org.). Capítulos de história intelectual: racismos, identidades e alteridades na reflexão sobre o Brasil. São Paulo: Alameda, 2019. p. 129-146.

SRUR, Eduardo. Mercado. 2016. Disponível em: https://www.eduardosrur.com.br/intervencoes/mercado. Acesso em: 15 jun. 2021.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Recomendação referente à Proteção e Promoção dos Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade. 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000247152. Acesso em: 21 abr. 2021.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação 2030: Declaração de Incheon Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. 2016a. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 25 jul. 2021.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4. 2016b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 25 abr. 2021.

WALDMAN, Thaís Chang. Entre batismos e degolas: (des)caminhos bandeirantes em São Paulo. 2018. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

WITTLIN, Alma. Museums. In search of a usable future. London: The MIT Press, 1970.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS