<strong>PLANEJAMENTO E PRÁTICA DE ATIVIDADES COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS</strong>

Autores

  • José Aires CASTRO-FILHO Universidade Federal do Ceará – UFC Instituto UFC Virtual
  • Alisandra Cavalcante FERNANDES Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP Universidade Federal do Ceará – UFC Instituto UFC Virtual
  • Raquel Santiago FREIRE Universidade Federal do Ceará – UFC Instituto UFC Virtual
  • Mauro Cavalcante PEQUENO Universidade Federal do Ceará – UFC Instituto UFC Virtual

Palavras-chave:

Aprendizagem – Tecnologia - Escola

Resumo

O presente estudo discute um modelo de inserção de tecnologia na escola, baseada na formação contextualizada na escola e utilização de objetos de aprendizagem (OA). A análise é baseada em observações e entrevistas realizada em quatro etapas: 1) avaliação diagnóstica; 2) formação dos professores; 3) planejamento de aulas; 4) aplicação da aula. O trabalho foi realizado uma escola pública do ensino fundamental na cidade de Fortaleza, CE. Nove professoras participaram da formação e duas delas foram acompanhadas durante as fases seguintes. Os resultados apontam como fatores relevantes do modelo, a facilidade de uso dos OA, a flexibilidade da formação e o acompanhamento das professoras.

Downloads