EDUCAÇÃO POPULAR NA UNIVERSIDADE – UMA CONSTRUÇÃO A PARTIR DAS CONTRADIÇÕES REFLEXÕES E VIVÊNCIAS A PARTIR DO PET EDUCAÇAO POPULAR DA UNIFESP-BAIXADA SANTISTA
Palavras-chave:
Educação Popular. Universidade. Educação. PráxisResumo
O artigo apresenta reflexões sobre a contribuição e inserção da Educação Popular na universidade a partir dos membros do grupo Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Popular: “criando e recriando a realidade social”, da UNIFESP-Baixada Santista. A partir de descrição e discussão do processo teórico-metodológico da educação popular, sua inserção nos espaços universitários e o trabalho realizado pelo grupo, a pesquisa buscou, por meio da análise de relatos, portfólios e textos, problematizar os olhares e as vozes dos sujeitos que protagonizam essa experiência para evidenciar, com base nos argumentos deles mesmos, se há e como reconhecem a Educação Popular no espaço acadêmico. A análise realizada permitiu identificar a possibilidade da existência da Educação Popular no espaço da universidade no contexto do século XXI. Evidenciou-se que a Educação Popular consegue existir e ser mantida no espaço da universidade pública brasileira devido à própria natureza contraditória dessa instituição, que reconhece várias conquistas dos direitos sociais, das políticas de democratização e da reivindicação da igualdade de oportunidades para a classe popular, mas que reafirma suas práticas e cultura institucional condizentes com o modelo social historicamente hegemônico. Portanto, a universidade pública é ainda um espaço a ser conquistado, efetivamente, pela classe popular. Nesse sentido, a Educação Popular no espaço da universidade, embora tenha permanecido pouco reconhecida, tem contribuído, permanentemente, para que a universidade pública seja provocada a assumir seu compromisso com a população que historicamente esteve apartada do espaço concebido como produtor do conhecimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.