PEDAGOGIA FREIRIANA: O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Sheilla Silva Conceição SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU/SERGIPE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/SE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ALUNA DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
  • Henrique Nou Schneider UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE
  • Elaine dos Reis Soeira INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ALUNA DOUTORADO EM EDUCAÇÃO/PPGED

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p204-229

Palavras-chave:

Pedagogia do Oprimido, Política Educacional, Currículo, Práticas pedagógicas.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a obra de Paulo Freire: “Pedagogia do Oprimido”, correlacionando-a às discussões sobre currículo e prática pedagógica, a partir da análise acerca da política educacional pautada na constituição do currículo enquanto defesa da integração do conhecimento científico e da experiência. Para tanto, entende-se as práticas pedagógicas articuladas a processos de aprendizagem que valorizem e colaborem para a emancipação do indivíduo. Para a construção desse texto realizou-se a leitura reflexiva da obra de Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido (1968) e de autores que agregam valor ao seu pensamento e método de ensino, bem como apresenta um esboço das discussões feitas na disciplina de Currículo do Programa de Pós-Graduação, além de um relato de experiência da prática pedagógica por meio de temas de interesse trabalhados na disciplina Educação a Distância, numa turma do curso de Pedagogia. Diante das reflexões e proposições, infere-se que as concepções e práticas pedagógicas que se considerem emancipadoras são aquelas apropriadas por gestores da educação, professores, alunos e comunidade em geral numa relação dialógica com perspectivas libertadoras. Enfatiza-se, ainda, por meio do relato de experiencia aqui apresentado, que o currículo articulado a temas de investigação agrega valor significativo ao processo de aprender. E, por isso, vale destacar, o quão atuais e fundamentais são as considerações de Paulo Freire na Educação.

Biografia do Autor

Sheilla Silva Conceição, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ARACAJU/SERGIPE SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO/SE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ALUNA DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA; PROFESSORA DO ENSINO SUPERIOR; COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. FAZ DOUTORADO EM EDUCAÇÃO/PPGED NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Henrique Nou Schneider, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE E DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE. PROFESSOR E ORIENTADOR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGED - DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Elaine dos Reis Soeira, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ALUNA DOUTORADO EM EDUCAÇÃO/PPGED

PROFESSORA DO INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS/ CAMPUS MACEIÓ. DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

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Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos