Direitos de aprendizagem e desenvolvimento

percursos de políticas educativas para as infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1137-1159

Palavras-chave:

direitos de aprendizagem e desenvolvimento, ciclo de políticas, educação infantil, infâncias

Resumo

Este artigo apresenta estudo sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças pequenas no contexto da Base Nacional Comum Curricular. Rastreia os marcos legais promulgados a partir de 1988 e busca responder: Quais as repercussões teóricas e práticas dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento contemplados nos campos de experiências na escola de Educação Infantil para repensar o ser criança em uma cultura de infância escolarizada? A análise dos dados segue a abordagem do ciclo de políticas, indicando um percurso descontínuo na defesa do direito à educação para as crianças pequenas na legislação brasileira. Destaca as influências definidoras dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento e situa em que dimensão são ou não contemplados. As conclusões apontam como escape às experiências de infância as seis ações estabelecidas na política curricular para os direitos de aprendizagem e desenvolvimento a serem efetivadas no contexto da escola de Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Biografia do Autor

Patrícia Giuriatti, Universidade de Caxias do Sul

Mestre em Educação. Especialista em Pedagogia Gestora e Atendimento Educcioanl Especializado. Graduado em Geografia. Psicopedagoga e professora na Educação Básica.

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação. Pró-REitora Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul. Professora Universitária.

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Publicado

2022-09-30

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Artigos