Impactos da pandemia nas práticas educativas
currículo e tecnologias digitais numa perspectiva sócio-histórica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61504Palavras-chave:
currículo, tecnologias digitais, práticas educativas, pandemia, psicologia sócio-históricaResumo
Com a pandemia da Covid-19, as tecnologias digitais passaram a integrar, com mais intensidade, a realidade escolar, pois possibilitaram efetivar os currículos de forma remota. O objetivo deste artigo é discutir sobre a relação dialética nas práticas educativas mediadas pelo currículo e tecnologias digitais, considerando os impactos do período pandêmico. As reflexões são baseadas nos pressupostos do Currículo e da Psicologia Sócio-histórica. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, considerando produções científicas sobre o tema. Houve um agravamento da desigualdade social e educacional. Por outro lado, houve transformações no modo de conceber as práticas educativas, uma vez que as tecnologias digitais passaram a ser condição imprescindível para que o currículo pudesse ser praticado.
Referências
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, Ana Mercês Bahia; GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; FURTADO, Odair (org.). Psicologia Sócio-histórica: uma perspectiva crítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 129-140.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira et al. Reflexões sobre sentido e significado. In: BOCK, Ana Mercês Bahia et al. (org.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009. p. 54-72.
APPLE, Michael Whitman. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 2006.
APPLE, Michael Whitman. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antonio Flavio; TADEU, Tomaz (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 49-70.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 mar. 2023.
BOCK, Ana Mêrces Bahia; PERDIGÃO, Solange Alves; KULNIG, Rita de Cássia Mitleg. Desigualdade social e a leitura sócio-histórica. In: BOCK, Ana Mercês Bahia et al. (org.). Psicologia sócio-histórica: contribuições à leitura de questões sociais. São Paulo: EDUC/ PIPEq, 2022. p. 45-62.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
CIPRIANI, Flávia Marcele; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CARIUS, Ana Carolina. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade, v. 46, n. Educ. Real., e105199, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236105199. Acesso em: 10 nov. 2022.
GIMENO SACRISTÁN, José. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto alegre: Penso, 2017.
GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; BOCK, Ana Mercês Bahia. A dimensão subjetiva dos fenômenos sociais. In: BOCK, Ana Mercês Bahia et al. (org.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo, Cortez, 2009. p.116-157.
GONÇALVES, Maria da Graça Marchina; ROSA, Elisa Zaneratto. Direitos sociais e políticas públicas – contribuições da Psicologia Sócio-Histórica para um projeto de sociedade. In: BOCK, Ana Mercês Bahia et al. (org.). Psicologia sócio-histórica: contribuições à leitura de questões sociais. São Paulo: EDUC/PIPEq, 2022. p. 63-80.
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: 34, 1999.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LIMA, Cássio de Almeida; SILVEIRA, Marise Fagundes. Redução da renda familiar dos professores da educação básica de Minas Gerais na pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, e00329160, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00329. Acesso em: 21 ago. 2022.
MÉSZAROS, István. Estrutura social e formas de consciência II: a dialética da estrutura e da história. São Paulo: Boitempo, 2011.
MORGADO, José Carlos; SOUSA, Joana; PACHECO, José Augusto. Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis educativa, v. 15, p. 1-10, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/praxeduc/v15/1809-4309-praxeduc-15-e2016197.pdf. Acesso em: 15 mar. 2023.
MORGADO, José Carlos. Políticas, contextos e currículos: desafios para o século XXI. In: MORGADO, José Carlos et al. (org.). Currículo, formação e internacionalização: desafios contemporâneos. Braga: CIEd, Universidade do Minho, 2018. p. 72-83.
OLIVEIRA, Diana Nara da Silva; MELO, Carla Gardênia da Silva; RIBEIRO, Luís Távora Furtado; ALMEIDA, João Paulo Guerreiro de; BASÍLIO, Edvar Ferreira; LIMA, Carlos Rochester Ferreira; CASTRO, Edna Ribeiro de; GABRIEL NETO, José Antônio. Perspectivas Docentes sobre o uso das TDIC na Educação Básica em Tempos de Pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, e5191210775, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/10775. Acesso em: 22 ago. 2022.
OXFAM BRASIL. Dados sobre as desigualdades. São Paulo: Oxfam Brasil, 2023. Disponível em: https://www.oxfam.org.br. Acesso em: 10 mar. 2023.
PACHECO, José Augusto. Estudos curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto, 2005.
PACHECO, José Augusto. Políticas curriculares. Porto: Porto, 2002.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.
PONCE, Branca Jurema; ARAÚJO, Wesley B. Pós-pandemia no Brasil: a necessária retomada e ampliação da democracia e a construção de um porvir curricular de qualidade social. Revista e-Curriculum, v. 19, n. 4, p. 1432-1459, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1809-38762021000401432&script=sci_arttext Acesso em: 18 dez. 2023.
RODRIGUES, Cesar Augusto. Educação escolar em tempos de pandemia: direito à educação, ensino remoto e desigualdade social. Roteiro, v. 47, e27430, 2022. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27430 . Acesso em: 26 mar. 2023.
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos; FERREIRA, Diego; DUARTE, Patricia Maneschy. Tecnologias Digitais, Educação e a Pandemia da Covid-19: um debate aberto. Humanidades e Inovação, v. 10, n. 63, p. 210-223, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/4368. Acesso em: 10 nov. 2022.
SELWYN, Neil. Educação e tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Gisele Martins dos Santos, ROSADO, Luiz Alexandre da Silva e CARVALHO, Jaciara de Sá (org.). Educação e tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2019. p. 85-103. E-book. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf . Acesso em: 10 out. 2021.
TROITINHO, Maria da Conceição Ribeiro et al. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid-19. Trabalho, Educação e Saúde, v. 19, e00331162, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00331. Acesso em: 22 ago. 2022.
UNICEF. Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Brasília: Unicef, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf Acesso em: 01 dez. 2024.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VOIGT, Jane Mery Richter; PESCE, Marly Krüger de; XAVIER, Dhuan. Tecnologias digitais de informação e comunicação e os currículos educacionais numa perspectiva sócio-histórica. In: BOCK, Ana Mercês Bahia et al. (org.). Psicologia sócio-histórica: contribuições à leitura de questões sociais. São Paulo: EDUC: PIPEq, 2022. p.183-196.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.