Impactos da pandemia nas práticas educativas

currículo e tecnologias digitais numa perspectiva sócio-histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61504

Palavras-chave:

currículo, tecnologias digitais, práticas educativas, pandemia, psicologia sócio-histórica

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, as tecnologias digitais passaram a integrar, com mais intensidade, a realidade escolar, pois possibilitaram efetivar os currículos de forma remota. O objetivo deste artigo é discutir sobre a relação dialética nas práticas educativas mediadas pelo currículo e tecnologias digitais, considerando os impactos do período pandêmico. As reflexões são baseadas nos pressupostos do Currículo e da Psicologia Sócio-histórica. Para tanto, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, considerando produções científicas sobre o tema. Houve um agravamento da desigualdade social e educacional. Por outro lado, houve transformações no modo de conceber as práticas educativas, uma vez que as tecnologias digitais passaram a ser condição imprescindível para que o currículo pudesse ser praticado.

Biografia do Autor

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal (2018).Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora participante do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina - OEMESC. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação, na área de ensino de Matemática na educação básica e no ensino superior e na formação de professores. Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, políticas e práticas curriculares, autonomia e flexibilidade curricular, práticas educativas na Educação Básica.

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Doutorado em Educação- Psicologia da Educação pela PUC/SP. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e do curso de graduação de Letras- licenciatura da Universidade da Região de Joinville - Univille. Líder do Grupo de Pesquisa GECDOTE e integrante do Observatório de Ensino Médio em Santa Catarina. Investiga temas sobre tecnologias digitais; práticas educativas, ensino médio e letramentos digitais.

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Publicado

2024-12-13

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Artigos