Autonomia e Gestão Democrática na Educação
uma análise inspirada em "Vida de Inseto"
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64983Palavras-chave:
autonomia, cultura, identidade, gestão escolar, democraciaResumo
Este artigo analisa a interrelação entre autonomia, cultura, identidade e gestão democrática na educação brasileira, fundamentando-se na obra "Autonomia da Escola: Princípios e Propostas" de Gadotti e Romão (1997) à luz de uma revisão bibliográfica que inclui autores como Freire (1968;1996); Paro (1997); Silva (1999); Arroyo (2011) e Malanchen (2022). A analogia com "Vida de Inseto" enriqueceu a compreensão, evidenciando desafios na busca pela libertação de padrões opressivos. O problema identificado foi a necessidade de repensar o contexto educacional brasileiro para formar cidadãos críticos e autônomos. Os resultados destacaram a interconexão entre autonomia, identidade e gestão democrática, enfatizando a diversidade no currículo e a importância de uma educação transformadora, formando cidadãos autônomos e críticos para construir uma sociedade mais justa.
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