Autonomia e Gestão Democrática na Educação

uma análise inspirada em "Vida de Inseto"

Autores

  • Luciana de Oliveira Neto Prefeitura de Montes Claros
  • Francely Aparecida dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64983

Palavras-chave:

autonomia, cultura, identidade, gestão escolar, democracia

Resumo

Este artigo analisa a interrelação entre autonomia, cultura, identidade e gestão democrática na educação brasileira, fundamentando-se na obra "Autonomia da Escola: Princípios e Propostas" de Gadotti e Romão (1997) à luz de uma revisão bibliográfica que inclui autores como Freire (1968;1996); Paro (1997); Silva (1999); Arroyo (2011) e Malanchen (2022). A analogia com "Vida de Inseto" enriqueceu a compreensão, evidenciando desafios na busca pela libertação de padrões opressivos. O problema identificado foi a necessidade de repensar o contexto educacional brasileiro para formar cidadãos críticos e autônomos. Os resultados destacaram a interconexão entre autonomia, identidade e gestão democrática, enfatizando a diversidade no currículo e a importância de uma educação transformadora, formando cidadãos autônomos e críticos para construir uma sociedade mais justa.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Neto, Prefeitura de Montes Claros

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Analista Educacional na Prefeitura de Montes Claros.

Francely Aparecida dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutora em Educação: Formação de Professores pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP-SP (2012) e detentora de mestrado em Educação: Formação de Professores pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2003). A graduação em licenciatura plena em Pedagogia (1999) foi realizada na Universidade Estadual de Montes Claros/MG - UNIMONTES, enquanto em Matemática (2000), pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG. Especializou-se em Psicopedagogia e em Teoria e Prática em Supervisão Educacional, ambas pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Faz parte do corpo docente como efetiva concursada na Universidade Estadual de Montes Claros / MG - UNIMONTES, dedicando-se aos estudos na área da Pedagogia Sistêmica.

Referências

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Oliveira Neto, L. de, & Santos, F. A. dos. (2025). Autonomia e Gestão Democrática na Educação: uma análise inspirada em "Vida de Inseto". Revista E-Curriculum, 23, e64983. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e64983

Edição

Seção

Artigos