O trato curricular da aventura no Brasil e na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65696Palavras-chave:
corpo, livro didático, currículo, escolaResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) introduziu as Práticas Corporais de Aventura (PCA) como conteúdo estruturante da Educação Física Escolar (EFE) no Ensino Fundamental II. Na Espanha, esse conhecimento já possui um legado no currículo escolar, especialmente dada sua vinculação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Porém, o significado da PCA na BNCC ainda não está elucidado, o que nos objetivou em compreender as diferenças na operacionalização e justificação do ensino de PCA. O estudo foi documental, de perspectiva hermenêutica, sendo interpretados documentos propostos para o corpo docente, com abrangência nacional (Brasil x Espanha) e regional (Paraná x Valência). Enquanto no Brasil, há fixação de práticas a serem visibilizadas e distribuídas por seriação, o modelo curricular espanhol favorece a autonomia docente e realça as atividades locais.
Referências
AGAPTO, Raimundo Erick de Sousa; MOURA, Diego Luz. As Práticas Corporais de Aventura no Currículo dos Cursos de Licenciatura em Educação Física nas Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil. Licere, v. 26 n. 3, p. 204–220, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/48245. Acesso em: 29 maio 2025.
AGENDA 21. A Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: as oportunidades para o nível local. Caderno de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade, n. 7, 2005. Disponível em: http://www.odmbrasil.gov.br/legislacao/agenda-21-e-os-odm. Acesso em: 29 maio 2025.
ANDRADE, Leonardo Carlos de; ANDRADE, Jéssica da Silva Duarte de; MOURA, Sérgio de Almeida. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: o ensino das práticas corporais de aventura nos anos iniciais. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-15, julho/dezembro, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e71786. Acesso em: 29 maio 2025.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, [1996]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 29 maio 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CASTILLO-RETAMAL, Franklin; CORDERO-TAPIA, Fernanda. Actividades en la naturaliza: análisis y propuesta curricular para Educación Física. Talca: Universidad Católica del Maule, 2017.
CALLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
CANO, Wilson. Reflexões sobre o Brasil e a nova (des) ordem internacional. 3. ed. Campinas: UNICAMP/FAPESP, 1994.
COLL, César; POZO, Juan Ignacio; SARABIA, Barnabé; VALLS, Enric. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DARIDO, Cristina Suraya; DINIZ, lka Karla dos Santos; FERREIRA, Aline Fernanda; CARVALHO, Amarillis Oliveira; BARROSO, André Luis Ruggiero; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; FRANCO, Laercio Claro Pereira; JÚNIOR, Osmar Moreira de Souza. Práticas Corporais: Educação Física do 6º a 9º anos: Manual do Professor. São Paulo. Moderna, 2018.
ESCARAVAJAL, Juan Carlos; BAENA-EXTREMERA, Antonio. Elaboración de una base de datos sobre las actividades en el medio natural en España a partir de una revisión de la literatura. EmásF - Revista digital de Educación Física, Granada, n. 64, p. 59-69, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7352783. Acesso em: 29 maio 2025.
ESPANHA. Real Decreto 126/2014, de 28 de febrero. Por el que se establece el currículo básico de la Educación Primaria. Boletín Oficial del Estado, n. 52, 1 mar. 2014a. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/pdf/2014/BOE-A-2014-2222-consolidado.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.
ESPANHA. Real Decreto 1105/2014, de 26 de diciembre. Por el que se establece el currículo básico de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato. Boletín Oficial del Estado, n. 3,3jan. 2015. Disponível em: https://www.boe.es/buscar/pdf/2015/BOE-A-2015-37-consolidado.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.
ESPANHA. Decreto 108/2014, de 4 de julio. Por el que se establece el currículo y desarrolla la ordenación general de la Educación Primaria en la Comunidad Valenciana. Diario Oficial de la Comunidad Valenciana, n. 7311, 7jul. 2014b. Disponível em: https://dogv.gva.es/datos/2014/07/07/pdf/2014_6347.pdf. Acesso em:25 set. 2021.
ESPANHA. Decreto 87/2015, de 5 de junio. Por el que se establece el currículo y desarrolla la ordenación general de la Educación Secundaria Obligatoria y del Bachillerato en la Comunidad Valenciana. Diario Oficial de la Comunidad Valenciana, n. 7544, 10jun. 2015. Disponível em: https://dogv.gva.es/auto/dogv/docvpub/rlgv/2015/D_2015_087_ca_D_2018_051.pdf. Acesso em: 25 set. 2023.
ESPANHA. Ministerio de Educación, Cultura y Deportee (MECD). Estadística 2015: Encuesta de hábitos deportivos en España. España: Secretaría General Técnica, Subdirección General de Documentación y Publicaciones, 2015. Disponível em: https://www.libreria.educacion.gob.es/libro/estadistica-2015-encuesta-de-habitos-deportivos-en-espana_181757/. Acesso em: 03 jun. 2025.
FÁVERO, Altair Alberto; TREVISOL, Marcio Giusti. Quando a educação se torna um negócio: ideologia neoliberal na educação e a cristalização do novo senso comum pedagógico. Educação Unisinos, v. 24, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/deec/c9ee927f941dd56dacfa230ee443ae0e5210.pdf. Acesso em: 03 jun. 2025.
FERRETI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Ensino de Humanidades. Estudos Avançados. v. 32, n. 93, p. 25-42, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKF694QXnBFGgJ78s8Pmp5x/?lang=pt&format=html. Acesso em: 03 jun. 2025.
FREITAG, Bárbara. Análise crítica das políticas educacionais no Brasil. Rev. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n. 19, p. 20-27, 1994.
GONÇALVES, Jayson; COZZA, Jéssica; SOUZA, Fernanda Granato; PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos; FARIAS, Gelcemar Oliveira. Atividades de aventura na educação física escolar: uma análise nos periódicos nacionais. Pensar a Prática, v.23, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.55858. Acesso em: 03 jun. 2025.
GRONDIN, Jean. Hermenêutica. São Paulo: Parábola, 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Escolar. Brasília: IBGE, 2015.
INACIO, Humberto Luís de Deus; BAENA-EXTREMERA, Antonio. Práticas corporais de aventura na educação física espanhola: um estudo com foco nos conteúdos e objetivos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 27, p. 125-138, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i4.10080. Acesso em: 03 jun. 2025.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. São Paulo: Cortez, 1994.
LÜDKE, Menga; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CUNHA, Maria Isabel da. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Educação & Sociedade, v. 20, n. 68. p. 278-98, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301999000300014. Acesso em: 24 jun. 2025.
MARTINELI, Telma Adriana Pacífico; VASCONCELOS, Carolina de Moura; ALMEIDA, Eliane Maria de. Concepção Pedagógica e Curricular para o Esporte na Base Nacional Comum Curricular. Revista Trama, v. 14, n. 33, p. 106-117, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.48075/rt.v14i33.19528. Acesso em: 03 jun. 2025.
MEIRELLES, Elisa. Fundamental 2: uma etapa esquecida. Revista Nova Escola, São Paulo, SP. set 2012. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/132/fundamental-2-uma-etapa-esquecida. Acesso em: 03 jun. 2025.
MOLINA, Joan Pere; VALENCIANO, Javier; ÚBEDA-COLOMER, Joan. El diseño curricular de la Educación Física en España: Una revisión crítica desde la LOGSE a la LOMCE. Cultura, Ciencia, Deporte, v. 11, n. 32, p. 97-106, 2016. Disponível em: https://ccd.ucam.edu/index.php/revista/article/view/710. Acesso em: 24 jun. 2025.
MORAIS, Denis Souza de. Política curricular no Brasil e na Espanha. Revista e-Curriculum, v. 8, n. 2, p. 1-13, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/10852. Acesso em: 03 jun. 2025.
MOYA-MATA, Irene; RUIZ-SANCHIS, Laura; MARTÍN-RUIZ, Júlio; ROS-ROS, Concepción. Actividades deportivas en el medio natural: su representación en libros de texto de Educación Física en Primaria. Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity, A Coruña, v. 3, n. 3, p. 505-524, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.17979/sportis.2017.3.3.2012. Acesso em: 18 set. 2023.
MOYA-MATA, Irene; RUIZ-SANCHIS, Laura; MARTÍN-RUIZ, Júlio; ROS- ROS, Concepción. La actividad física representada en los libros de texto de Educación Física en Educación Primaria. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e 25087, 2019a. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.89296. Acesso em: 03 jun. 2025.
MOYA-MATA, Irene; RUIZ-SANCHIS, Laura; MARTÍN, Julio; ROS, Concepción. Estereotipos de género en las imágenes que representan las actividades en el medio natural en los libros de Educación Física de Primaria. Cultura, Ciencia y Deporte, Murcia, v. 14, n. 40, p. 15-23, 2019b. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6881842. Acesso em: 03 jun. 2025.
MUYLAET, Naiara; SEQUEIRA, Deisilucy de Aragão Fernandes; LAGE, Alda Siqueira; SOUZA, Tatiane Rodrigues. BNCC: Coalizões em Disputa na Formulação da Política Curricular Nacional. Revista e-Curriculum, v. 21, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51258. Acesso em: 03 jun. 2025.
OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de. Planejando a Educação Física Escolar. In: VIEIRA, José Luiz Lopes (org.). Educação Física e esportes na escola: estudos e proposições. Maringá: EDUEM, 2004. p. 25-55.
PAIXÃO, Jairo Antônio; MIRANDA COUTINHO, Rafael. Proposições acerca das práticas corporais de aventura como conteúdo da Educação Física escolar. Motrivivência, v. 35, n. 66, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e96398. Acesso em: 03 jun. 2025.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP). Educação Física - Ensino Fundamental II. Curitiba: SEED, 2019.
PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura, 2023.
PEÑARRUBIA, Carlos, GUILLÉN, Roberto, LAPETRA, Susana. Las Actividades en el medio natural en Educación Física, ¿teoría o práctica? Cultura, Ciencia y Deporte, Murcia, v. 11, n. 32, p. 27-26, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.12800/ccd.v11i31.640. Acesso em: 18 out. 2023.
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Mecanismos de controle dos riscos em esportes de aventura. In: SILVA, Paulo T. N; SOUZA, Sérgio A. R. de; CRUZ NETO, I. (orgs.). O desenvolvimento humano: perspectivas para o século XXI. São Luiz do Maranhão: UFMA, 2013. p. 168-176.
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Grupo de Estudos do Lazer (GEL). In: UVINHA, Ricardo R. (org.). Lazer no Brasil: grupos de pesquisa e associações temáticas. São Paulo: Edições SESC, 2018, p. 224-239.
RUIZ, Antonio Ibánez. Sugestões para melhorar a educação básica: estudo comparativo entre a Espanha e o Brasil. São Paulo: Moderna, 2009.
SEIBT, Cezar Luís. Dupla estrutura do conhecimento em Heidegger: explicar e compreender. Peri, v. 8, n. 1, p. 230-241, 2016. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/peri/article/view/1252. Acesso em: 03 jun. 2025.
SENE, José Eustáquio de. As reformas educacionais após a abertura política no Brasil e na Espanha: uma análise crítica do ensino médio e da geografia. 2008. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
SILVA, Alexandre Augusto de Paula da; LOPES, Adalberto Aparecido dos Santos; PRADO, Crisley Vanessa; HINO, Adriano Akira Ferreira; REIS, Rodrigo Siqueira. Características do ambiente físico e organizacional para a prática de atividade física nas escolas de Curitiba, Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 23, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0027. Acesso em: 03 jun. 2025.
SILVA, Odair Vieira. Teoria crítica, neoliberalismo e educação: análise reflexiva da realidade educacional brasileira a partir de 1990. Jundiaí: Paco e Littera, 2022.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Representação da UNESCO no Brasil em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e cooperação do Ministério da Educação. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. Brasília: UNESCO, 2019. 122 p.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






