Educação Integral

território potencial para redesenhos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e66159

Palavras-chave:

educação integral, currículo, redesenhos curriculares

Resumo

O texto deriva de pesquisa desenvolvida em programa de doutoramento na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem por finalidade discutir conceitos que envolvem Educação Integral a partir de diálogo com pesquisadores que investigam a temática e, nesse âmbito, aprofundar a noção de redesenho curricular. Defende-se que os redesenhos constituem alternativa potencial para projetos escolares que visam à formação integral de seus estudantes. A discussão que envolve reorganização curricular é realizada a partir da análise de distintas categorias teóricas e metodológicas. Trata-se de um estudo documental que revela, entre outros aspectos, que redesenhos curriculares podem alterar a dinâmica da formação em vários aspectos, assim como a própria potência dos currículos, quando mobilizados para horizontes de formação humana integral.

Biografia do Autor

Edilene Eva de Lima, Prefeitura Municipal de São José

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo ITINERA (UFSC). Integrante do Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina (GEEI.SC). Orientadora Educacional na Rede Municipal de Ensino de São José

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor e Pós-doutor em educação. Professor aposentado do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Líder do grupo de pesquisa ITINERA e coordenador do Grupo de Estudos em Educação Integral de Santa Catarina (GEEI.SC). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em políticas educacionais e formação de professores (GPEFOR) UNIPLAC.

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

Lima, E. E. de, & Thiesen, J. da S. (2025). Educação Integral : território potencial para redesenhos curriculares. Revista E-Curriculum, 23, e66159. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e66159

Edição

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Artigos