Relacionalidade e afetividade na formação de professores
contribuições espinosistas para abalar o ideal moderno de subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69572Palavras-chave:
currículo, formação de professores, relacionalidade, afetividade, EspinosaResumo
Procuraremos demonstrar nesse artigo que o ideal moderno de subjetividade – o sujeito único, centrado, individual, idêntico a si mesmo e essencialmente racional e consciente – segue regendo as políticas curriculares para a formação de professores. Abordaremos as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, presentes no mais recente parecer do CNE, de 29 de Maio de 2024, bem como o relatório de 27 de Maio de 2024 que justifica sua existência a fim de evidenciar nosso ponto. Em seguida, traremos em nosso auxílio a ontologia relacional de Espinosa, bem como seu conceito de afetividade que nos permita pensar uma outra experiência existencial para além do ideal moderno de sujeito, isto é, uma existência relacional e afetiva, o que implica outra maneira de conceber a formação e as políticas curriculares.
Referências
BARRETO, André Valente de Barros; PELBART, Peter Pal. Educação para a potência ou a arte dos bons encontros: três ou quatro ideias sobre Espinosa e educação. Revista Brasileira de Educação, 2023, v. 28, e280032, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280032. Acesso em: 25 jun. 2025.
BORGES, Veronica; JESUS, Ana Paula. Fazendo a “racionalidade” tremer: notas disruptivas acerca da BNC-Formação. Série-Estudos, v. 25, p. 31-50, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1494. Acesso em: 03 jul. 2025.
BORGES, Verônica; LOPES, Alice Casimiro. Por que o afeto é importante para a política? Implicações teórico-estratégicas. Práxis Educacional, v. 17, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8939. Acesso em: 25 jun. 2025
BOVE, Laurent. A estratégia do conatus: afirmação e resistência em Espinosa. São Paulo: Politeia, 2023.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 4, de 12 de março de 2024. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissional do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, de formação pedagógica para graduados não licenciados e de segunda licenciatura). Brasília: CNE/CP, 2024a.Disponível em https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/4752/parecer-cne-cp-n-4. Acesso em: 13 dez. 2024.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 4, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília: CNE/CP, 2024b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/cne/resolucoes-cp-2024. Acesso em: 13 dez. 2024.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 1-23, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024. Acesso em: 03 jul. 2025.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. A contextualização do conhecimento no ensino médio: tentativas de controle do outro. Educação & Sociedade, v. 1, p. 1-20, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302018184558. Acesso em: 03 jul. 2025
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Espinosa e o problema da expressão. Rio de Janeiro: 34. 2017.
DIAS, Rosanne Evangelista. Políticas de currículo e avaliação para a docência no espaço Iberoamericano. Práxis Educativa, v. 11, p. 590-604, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0004. Acesso em: 03 jul. 2025.
DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Sentidos da prática nas políticas de currículo para a formação de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 9, p. 79-99, 2009. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol9iss2articles/dias-lopes.pdf . Acesso em: 03 jul. 2025.
DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo. Educação & Sociedade, v. 24, p. 1155-1177, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zp8nDS8kVpq3Sgvw5YRWyhQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 03 jul. 2025.
ESPINOSA. Baruch. Ética. São Paulo: EDUSP, 2015.
FRANGELLA, Rita de Cássia P.; DIAS, Rosanne Evangelista. Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da educação básica e da formação/atuação de professores. Educação Unisinos, v. 22, p. 7-15, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2018.221.14785. Acesso em: 03 jul. 2025.
LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 445-466, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc.v21i45.4581. Acesso em: 03 jul. 2025.
MACEDO, Elizabeth; MILLER, Janet L. Por Um Currículo Outro: autonomia e relacionalidade. Currículo Sem Fronteiras, v. 22, p. 1-17, 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v22.1153. Acesso em: 03 jul. 2025.
MACEDO, Elizabeth. Currículo e competência. In: LOPES, A. R. C.; MACEDO E. (orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 115-144.
MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Comum para Currículos: direitos de aprendizagem e desenvolvimento para quem? Educação e sociedade, v. 36, p. 891-908, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155700. Acesso em: 25 jun. 2025.
MACEDO, Elizabeth. Fazendo a Base virar realidade: competências e o germe da comparação. Retratos da Escola, v. 25, p. 39-58, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.967. Acesso em: 03 jul. 2025.
NOVIKOFF, Cristina; CAVALCANTI, Marcos Alexandre. Pensar a potência dos afetos na e para a educação. Conjectura: filosofia e educação, Caxias do Sul, v. 20, n. 3, p. 88-107, 2015. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3442/pdf_450. Acesso em: 03 jul. 2025.
PEREIRA, Talita. Gramática e lógica: jogo de linguagem que favorece sentidos de conhecimento como coisa. Currículo sem Fronteiras, v. 3, p. 600-616, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/pereira.pdf . Acesso em: 03 jul. 2025.
PEREIRA, Talita. A pesquisa curricular na virada cultural conservadora: os limites da normatividade curricular. Currículo sem Fronteiras, v. 19, p. 910-922, 2019. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss3articles/pereira.pdf . Acesso em: 03 jul. 2025.
SILVA, Tomaz Tadeu. Monstros, ciborgues e clones: os fantasmas da pedagogia crítica. ln: SILVA, Tomaz Tadeu. Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 1 1-21.
SPINOZA, Baruch. Traité Politique. Traduction d’É. Saisset, revue par Laurent Bove. Introduction et notes par Laurent Bove. Libraire Générale Française, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista e-Curriculum

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.






