Relacionalidade e afetividade na formação de professores

contribuições espinosistas para abalar o ideal moderno de subjetividade

Autores

  • Diogo Bogéa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcio Francisco Teixeira de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69572

Palavras-chave:

currículo, formação de professores, relacionalidade, afetividade, Espinosa

Resumo

Procuraremos demonstrar nesse artigo que o ideal moderno de subjetividade – o sujeito único, centrado, individual, idêntico a si mesmo e essencialmente racional e consciente – segue regendo as políticas curriculares para a formação de professores. Abordaremos as mais recentes Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores, presentes no mais recente parecer do CNE, de 29 de Maio de 2024, bem como o relatório de 27 de Maio de 2024 que justifica sua existência a fim de evidenciar nosso ponto. Em seguida, traremos em nosso auxílio a ontologia relacional de Espinosa, bem como seu conceito de afetividade que nos permita pensar uma outra experiência existencial para além do ideal moderno de sujeito, isto é, uma existência relacional e afetiva, o que implica outra maneira de conceber a formação e as políticas curriculares.

Biografia do Autor

Diogo Bogéa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor de Filosofia e Psicanálise na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e Mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ.

Marcio Francisco Teixeira de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto de Filosofia na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e Mestre em Filosofia pela UERJ.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Bogéa, D., & Oliveira, M. F. T. de. (2025). Relacionalidade e afetividade na formação de professores: contribuições espinosistas para abalar o ideal moderno de subjetividade. Revista E-Curriculum, 23, e69572. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69572

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Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."