(Re)invenções curriculares e gingas de gênero e sexualidade em meio aos fantasmas do neoconservadorismo

Autores

  • Isabella Nara Costa Alves Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Anna Luiza Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69615

Palavras-chave:

curriculo, neoconservadorismo, subjetividade, gênero, sexualidade

Resumo

O artigo dedica atenção a movimentos curriculares inesperados que emergiram na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco em meio a reiterações de uma gramática neoconservadora. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de Mestrado que demandou o acolhimento de narrativas e documentos que surgiram no caminho investigativo. Percebeu-se que os impactos do neoconservadorismo foram sentidos em diferentes municípios e unidades escolares do estado. No entanto, o processo articulatório entre demandas conservadoras que sustentaram tais forças não anulou os movimentos diferenciais. Escolas e unidades técnicas “gingaram” com essa gramática e transitaram por ela, criando movimentos em cruzo – Andanças, Imó Xirê, Azougues – que transmutaram os desafios da travessia, possibilitando a inscrição de subjetividades diferenciais e modos de vida não domados pelo padrão canônico.

Biografia do Autor

Isabella Nara Costa Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco.

 

Anna Luiza Martins de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

Alves, I. N. C., & Oliveira, A. L. M. de . (2025). (Re)invenções curriculares e gingas de gênero e sexualidade em meio aos fantasmas do neoconservadorismo. Revista E-Curriculum, 23, e69615. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69615

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Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."