Identidades indígenas no livro didático

representações e subjetividades

Autores

  • Angela Maria dos Santos Rufino Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC http://orcid.org/0000-0002-8770-9586
  • Luiz Antonio Gomes Senna Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69618

Palavras-chave:

identidades indígenas, livros didáticos, educação, pluralidade cultural

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os textos e as imagens que abordam as identidades indígenas brasileiras nos livros didáticos de Geografia do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados em uma escola pública de ensino regular no Acre. Na metodologia, empregou-se uma abordagem qualitativa, de cunho documental e bibliográfico, com foco na técnica da Análise Dialógica do Discurso. Os resultados apontam melhorias na inclusão de elementos que destacam práticas culturais e o protagonismo indígena, embora permaneçam pontos a serem desenvolvidos para uma representação integral das identidades originárias. O estudo conclui que os materiais educacionais podem contribuir para a formação de alunos conscientes acerca da pluralidade cultural e da história dos povos indígenas.

Biografia do Autor

Angela Maria dos Santos Rufino, Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC

Professora adjunta na Universidade Federal do Acre (UFAC)/Campus Floresta-Cruzeiro do Sul-AC; doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestra em Letras pela UFAC;  especialista em Psicopedagogia pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande, em Tecnologias em Educação  pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio) e em Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduada em Pedagogia e Geografia pela UFAC; lider do Grupo de Pesquisa em Estudos em Diversidade e Equidade Educacional (GPEDEE-UFAC); docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFAC), vinculado à linha "Políticas e Gestão Educacional".

 

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino de Ciências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa FAPERJ, dedica-se ao desenvolvimento de conhecimento e RH para a área de linguística aplicada à alfabetização, leitura e formação de professores.

Referências

BANIWA, Gersem. Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena. In: ALBUQUERQUE, Gerson Rodrigues (org.). Das margens. Rio Branco: Nepan, 2016. p.41-56.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. A arte da vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Diferença(s) e Educação aproximações a partir da perspectiva intercultural. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 1, dez. 2005. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1845/604. Acesso em: 15 dez. 2023.

PESSOA, Valda Inês Fontenele; LOURETO, Márcia Barroso. Narrativa de um professor Huni Kuin: a condição de ser o “outro” na escola da cidade. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 1683-1707, jul./set. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/50094/33965. Acesso em: 15 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Rufino, A. M. dos S. ., & Senna, L. A. G. (2025). Identidades indígenas no livro didático: representações e subjetividades. Revista E-Curriculum, 23, e69618. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e69618

Edição

Seção

Edição Temática ABdC 2025 “Subjetividades e subjetivações ..."