Profissionais de UTI neonatal e alimentação de recém-nascidos com uso do copo

Autores

  • Amanda Burgemeister Fonoaudióloga, Residente do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde – Área: Materno Infantil da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).
  • Luciana T. Sebastião Fonoaudióloga, Professor Assistente Doutor do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp – Marília. Doutora em Educação.

Palavras-chave:

Métodos de Alimentação, Recém-Nascido, UTI Neonatal, Aleitamento Materno

Resumo

Introdução: O uso do copo é uma forma de alimentação alternativa para recém-nascidos (RNs) quando estes ainda não estão sendo amamentados. Os profissionais devem ter conhecimentos para o uso da técnica para garantir a segurança alimentar dos bebês. Objetivos: Identificar os procedimentos utilizados por profissionais de UTI neonatal na alimentação de RNs por meio do copo, bem como analisar seus conhecimentos e experiências sobre a técnica. Métodos: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 auxiliares de enfermagem de UTI Neonatal. Resultados: De forma geral, os profissionais executavam a técnica de forma satisfatória. O problema mais frequentemente observado foi o posicionamento do copo ao ofertar o leite ao RN. Foi recorrente o posicionamento do copo de forma a “despejar” o leite na boca do bebê. Os participantes manifestaram dúvidas sobre o uso do copo na alimentação de bebês e afirmaram não terem sido capacitados para tal procedimento na rotina do trabalho em saúde na UTI neonatal. Por outro lado, mostraram-se receptivos a ações de educação permanente em saúde envolvendo esta temática. Conclusão: De forma geral, os profissionais executavam a técnica de alimentação com o uso do copo de forma satisfatória. As dificuldades e dúvidas observadas nos relatos dos profissionais sobre o uso desta técnica reiteram a necessidade de ações educativas que contribuam para a construção de conhecimentos voltados ao uso seguro desta forma alternativa de alimentação de bebês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Burgemeister, A., & Sebastião, L. T. (2013). Profissionais de UTI neonatal e alimentação de recém-nascidos com uso do copo. Distúrbios Da Comunicação, 25(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/17733

Edição

Seção

Artigos